domingo, 15 de abril de 2012

MORREU O ARTISTA PLÁSTICO BEREGA

O artista plástico Berega morreu no dia 9 de abril , em Uruguaiana. O sepultamento foi realizado no dia 10, às 15hs. Luiz Alberto Pont Beheregaray, conhecido por Berega, nasceu em 26 de maio de 1934. Foi um artista plástico que viu como poucos (muito poucos), detalhes mínimos do cotidiano gauchesco, como na gravura intitulada Barbearia de Campanha. Este uruguaianense consagrou-se nas antigas “folhinhas” (calendários) que fez, por longos anos, para a refinaria Ipiranga. Tais gravuras viraram objeto de colecionadores.

Berega desenvolveu seu gosto e talento pelo desenho ainda na infância mas somente passou a trabalhar profissionalmente como artista plástico no início da década de 70. Sua temática foi recorrente às impressões da cultura de sua terra, sua região e suas impressões de sua infância em meio ao pampa gaúcho: sua gente, sua cultura e suas coisas e o inseparável cavalo. Neste quesito, rompeu fronteiras e o retratou em inúmeras raças, nos infinitos movimentos, usos, culturas e esportes. Temos como fonte o Blog do meu amigo Léo Ribeiro de Souza –

Fonte! Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada - RS, edição do dia 13 de abril de 2012, por Valdemar Engroff.
www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.