Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Programa Rota 87 de 27.05.17: Chasques Tradicionalistas e da Paróquia Santa Hedviges!

Buenas gauchada de Alvorada, do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo.... Estamos chegando a galope que nem num tranco de vanera com os chasques tradicionalistas e da Paróquia Santa Hedviges, no PROGRAMA ROTA 87, da Rádio Acácia FM 87,9 - a primeira de Alvorada:

Campanha do Agasalho nos galpões dos CTGs

         A primeira grande iniciativa do Projeto Anita de Alvorada, que é capitaneado por Gladis Terezinha Dorneles, é a reforma de parte do galpão de eventos do CTG Amaranto Pereira, que está em pleno andamento.              
         E agora foi deflagrada a campanha do agasalho dentro dos galpões. Cada CTG se torna assim um posto de coleta de agasalhos (roupas, calçados, cobertores, etc) para os mais necessitados da nossa cidade. Então, leve os seus agasalhos que estão ocupando lugar no seu rancho (casa) para o galpão de CTG mais próximo.

CTG Sentinelas do Pago

         Sábado passado tivemos o grande jantar-fandango de formatura. Agora já estamos com as inscrições abertas para novo curso de danças de fandango, iniciou dia 21 de maio, domingo, às 19h, com os instrutores Marcelo Otto e Claudia Bonho. Contatos pelo fone /watchêsapp (51) 98653-6265. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, na Grande Salomé. As inscrições continuam abertas

47ª Ciranda Cultural de Prendas

         Maio é o mês da Ciranda Cultural de Prendas fase estadual e é realizada no município da primeira prenda do Rio Grande do Sul, que, em final de prendado, vai passar a faixa para a nova prenda estadual. Por isso, o MTG, a 18ª  Região Tradicionalista, o município de Bagé e o CTG Prenda Minha vão sediar a 47ª edição nos dias 25 a 27 de maio, com as provas artística e escrita, mostra folclória, fandango e proclamação dos resultados. O evento será realizado no Clube Os Zíngaros, na Rua Dr. Veríssimo, 252. 

Grande rodeio do CTG Raça Gaúcha

         Nos dias 26, 27 e 28 de maio, o CTG Raça Gaúcha vai promover e realizar o 3º Rodeio Artístico e Cultural da entidade, no galpão de demais dependências do CTG Bento Gonçalves da Silva. Contatos, inscrições e informações pelo fone (51) 99606-7907 ou analaufferfranco@gmail.com, com a Ana Paula Lauffer, na parte artística e cultural ou com o Reneu pelo fone (51) 98013-2029, na parte dos jogos tradicionalistas. A programação completa o vivente poderá conferir no Sítio do Gaúcho Taura – www.sitiodogauchotaura.blogspot.com ou ainda no sítio do Programa Gritos do Quero Quero da Rádio Acácia FM – www.programagritosdoqueroquero.blogspot.com. O CTG Bento Gonçalves da Silva fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

Piquete Galpão dos Amigos

         Oficialmente já temos o local e a data para o retorno triunfal aos palcos do Grupo Pealo Campeiro de Alvorada, pois o fandango do seu retorno para os galpões de CTGs e piquetes será neste sábado, dia 27 de maio, no galpão do Piquete Galpão dos Amigos. Contatos com o Leandro pelo fone (51) 98442-7120 ou com o Gabriel Martins pelo fone (51) 98153-1837. A entidade fica na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4.120, em Porto Alegre.

CTG Independência Gaúcha

         Neste sábado, dia 27 de maio, no galpão do CTG Independência Gaúcha, teremos grande jantar-bailede formatura do curso de fandango e que terá a animação do Grupo Marca de Campo de Alvorada. O CTG fica na Rua Avelino Antônio Zonta, 649 - Novo Esteio, em Esteio.

Cavalgada Feminina de Alvorada

         A 15ª edição da Cavalgada feminina de Alvorada está programada para este domingo, dia 28 de maio, com saída prevista para às 9h30min do galpão do Piquete Parceiros da Tradição e com chegada prevista para o meio dia no galpão do CTG Chilena de Prata, que fica na Rua José do Patrocínio, 135, no Jardim Porto Alegre.

Sociedade Gaúcha de Lomba Grande

         A tradicional bailanta das terças feiras na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, no dia 30 de maio, terá a animação do Grupo Som Gaúcho, com o tradicional jantar teuto campeiro. Além disso teremos sorteio de facas gaudérias. Neste evento teremos o pré lançamento do CD Baile Graúdo do Grupo Som Gaúcho. Contatos pelos fones99390-3255 e ou 98259-7576. A entidade fica na Rua Albano Guilherme Konrath - Lomba Grande, Novo Hamburgo

Na semana que vem: CTG Amaranto Pereira

         Teremos no CTG Amaranto Pereira dois eventos: no dia 02 de junho, sexta-feira, jantar campeiro. E no sábado, dia 03 de junho, teremos o grande baile de candeeiro temático com apresentações das invernadas, jantar campeiro, 4 horas de baile para quem vir para dançar com animação do grupo Alvorada Gaúcha e mais um café campeiro para retratarmos o tempo antigo dos bailes lá pra fora. Informações: 99994-7056 / 99959-1903 com os Coordenadores André e Grazzi. O CTG fica na Rua Celsos Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.
 
CCT Rancho Crioulo

         No dia 03 de junho no galpão do CCT Rancho Crioulo, vamos ter um grande fandango de formatura, que será animado pelo Grupo Coração. Informações com o instrutor Caio pelo fone 9143-7166. A entidade fica na Av. Inconfidência, 1035 no bairro marechal Rondom, em Canoas.

CTG Herança Pampeana

No dia 03 de junho teremos grande fandango de formatura no galpão do CTG Herança Pampeana, tendo no palco, na animação do Grupo Marca de Campo. Contatos pelo fone watchesapp 98142-2038. O CTG fica na Rua Frei Antônio de Caxias, 300 – bairro São José, em Porto Alegre. Esta é a entidade tradicionalista vinculada à Companhia Carris.

CTG Lanceiros da Zona Sul

         Mais um grande baile de formatura neste dia 03 de junho. Será no galpão do CTG Lanceiros da Zona Sul, com a animação do Grupo Mas Tchê. Contatos pelos fone 99229-5199 e 99708-2996. O CTG fica na Rua Olavo José de Souza, 469, no bairro Belém Novo, em Porto Alegre.

Chasque da Paróquia Santa Hedviges

No dia 10 de junho, teremos o tradicional jantar dançante dos namorados, no salão paroquial da nossa paróquia. Convites com os membros da diretoria ou na secretaria ou ainda pelo fone 3442.7281. O Salão Paroquial fina na Av. dos Gaviões, 670 - antiga Av. D, próximo ao fim da linha dos ônibus da Soul e Val.

Eu sou o tradicionalista Valdemar Engroff e estes são os chasques tradicionalistas, que também estão postados no sítio do programa. Abra as porteiras clicando em www.programagritosdoqueroquero.blogspot.com.  E também no Sítio do Gaúcho Taura. Abra as porteiras clicando em www.sitiodogauchotaura.blogspot.com.
Até a próxima semana gauchada e ouvintes de toda esta terra que chamamos de mundo, da Rádio Acádia FM – a primeira de Alvorada.

Programa Show da Comunidade! Quadro O Bolso da Bombacha nº 15

Este é o 15º  chasque O Bolso da Bombacha, aqui no programa Show da Comunidade e outros programas da grade da Rádio Acácia FM – a Primeira de Alvorada.

Crédito! www.guaposecia.com.br

O nosso linguajar é o tradicional gauchês, o mesmo que usamos no nosso sítio sobre finanças - O Bolso da Bombacha. É como se estivéssemos ao pé do fogo de chão, tomando um mate ou escutando uma milonga ou então, apreciando o dedilhar de uma cordiona.   

E a nossa charla de hoje, foi publicada no sítio O Bolso da Bombacha, no dia 14 de fevereiro de 2010, como segue.....:

 

 
Bueno! Hoje saiu um chasque no jornal Correio do Povo de Porto Alegre (RS), do qual sou assinante, nas páginas que abordam a Economia, a respeito da inadimplência do cidadão brasileiro no mês de agosto. Leia a baixo:

INADIMPLÊNCIA SOBE 11,5% EM AGOSTO

São Paulo - A inadimplência do consumidor brasileiro avançou 11,5% em agosto em relação ao mesmo mês de 2009, informou ontem a Serasa Experian, especializada em análise de crédito. É o maior crescimento na comparação anual desde 2005. Em relação a julho, houve alta de 1,8%. Conforme a empresa, o resultado foi puxado pelo aumento do consumo durante a Copa do Mundo de Futebol. As dívidas ligadas a cartões de crédito e financeiras subiram 5,9% em agosto em relação a julho, e as dívidas com bancos avançaram 1,1% no período, informou o levantamento.

Bueno! A conclusão é bem simples:

1 - Tudo gira em torno de marketing. Especialistas desta área fazem a cabeça do consumidor e este se convence dos argumentos que são sugeridos.... e vai às compras;

2 - Indo às compras, estas são feitas por impulso e os artigos comprados muitas vezes não são necessários, tornando-se estorvos dentro dos seus ranchos (residências);

3 - Não tendo condições de efetuar os pagamentos à vista, devido à falta de planejamento, controle financeiro e orçamento doméstico na ponta do lápis, não tem problema, pois o comerciante vende em boas condições, tuuuuuuddddo sem entrada e sem acréscimo. E nestas condições, pode-se até trocar de carro, já que o vizinho trocou o seu por um zero quilômetro na semana passada.....

4 - E assim vai o vivente, engrossando o percentual dos ENDIVIDIDADOS, dos que alguns meses depois se escondem do oficial de justiça, da busca e apreensão por FALTA DE PAGAMENTO. E é indo por este caminho que o peão e a prenda se inserem no chasque publicado no Correio do Povo.

Mas tudo isso tem volta, fazendo com que o peão e a prenda aprendam a mudar a cor da sua conta bancária: trocando o VERMELHO pelo AZUL. Algumas dicas:

1 - Em vez da GASTAR o seu dinheiro, o vivente deve GOSTAR mais do seu dinheiro, pois para ganhá-lo, é sob muito suor e cansaço.

2 - Estando na pindaíba, com a corda no pescoço, ou seja devendo uma vela para cada santo em um pacote para Nossa Senhora, o vivente deverá se reorganizar e RENEGOCIAR as suas dívidas, com o firme propósito de pagar todas elas.

3 - Mas para isso, o vivente deve fazer um orçamento doméstico. Não tendo computador, faça numa folha de papel. E corte despesas desnecessárias, pois, levando na ponta do lápis, a peonada verá o quanto é gasto em bobagens, principalmente nas pequenas coisas e nos pequenos valores.

4 - Quitadas as dívidas, faça um firme propósito de SE PAGAR PRIMEIRO e para isto existem diversos produtos no mercado: começando pela poupança, CDBs, previdência privada, ações em bolsa de valores, produtos do tesouro direto. E se o vivente tem o tino comercial de compra e venda de imóveis, este é um bom filão para ganhar dinheiro (compra na baixa e venda com lucros), etc.

5 - E se mesmo assim ainda és um consumidor que usa o cartão de crédito, saiba que os administradores deste tipo de dinheiro (dinheiro virtual ou de plastico) são os campeões de juros altos por contas não pagas ou pagas pelo mínimo estipulado na fatura. É inadmissível que o vivente deixe o seu dinheiro na poupança, rendendo 0,65% ao mês e pague 14,99% de juros por uma fatura não paga do cartão de crédito.

5.1 - Não caia nesta, pois o 99% dos gerentes de bancos vão te oferecer um ótimo produto (ótimo somente para o banco), que é o TITULO DE CAPITALIZAÇÃO. Então, fique com a poupança, pois nesta tu podes fazer os resgates após trinta dias (após o rendimento) e o título de capitalização, por oferecer sorteios e prêmios, é considerado pelos especialistas apenas um jogo de azar e o TEU DINHEIRO não deverá ser aplicado num jogo, pois, jogo não se faz em agência de banco e sim numa casa lotérica. E tem outra. Tu ficas preso por um prazo estipulado, digamos, 24 meses. E se precisar resgatar antes, terás dificuldades para fazê-lo e o rendimento provavelmente será menor que o da poupança.

6 - Para o vivente que volta e meia entra no cheque especial, a regra é a mesma, pois o juro cobrado pelo banco é o segundo maior, pois apenas perde para o percentual cobrado pelos cartões de crédito.

7 - Te reorganiza financeiramente e projeta os teus sonhos e objetivos. Mas realize-os somente quando tiveres os cobres (dinheiro) suficientes no bolso da tua bombacha. Isto também vale na troca do teu carro usado por um zero quilômetro....

Conclusão! Lamentavelmente 99% dos consumidores do nosso país, correm o risco de se enquadrar teor do chasque publicado no jornal Correio do Povo. E este percentual precisa baixar. Acho também que 99% dos que acessam este sítio e outros que tratam do assunto, tem sob rédia curta (controle) as suas finanças e realizam os seus sonhos sem impulso, o que já é um bom começo. Então, que comece por nós, que temos a faca e o queijo na mão, com o objetivo de disseminar com a publicação de chasques (textos) nos nossos sítios, que abordam a educação financeira no linguajar que o povo consiga entender e colocar em prática.

Baita Abraço

Valdemar Engroff - o gaúcho taura
 ...............................
 Nosso Comentário!

O chasque acima daqui há pouco estará completando sete anos.

Mas o assunto que abordamos lá em 2010, não está caduco, não está obsoleto, ou seja, continua absolutamente atualizado para os dias de hoje.... ser um vivente com dívidas, desde que boas dívidas, ótimo. Mas estar inadimplente, não conseguindo pagar os seus débitos, onde muitos destes são feitos em compras por impulsos, levam o vivente à insolvência, ou seja, à bancarrota....

Boa dívida? Tem isso? Sim. Por exemplo o vivente adquirir um bem financiado e com este bem conseguir geração de renda..... Por exemplo, antigamente era só o veículo para táxi. Hoje temos mais opões em aplicativos, entre os quais o Uber......

Além disso, uma pessoa endividada nunca vai conseguir formar um colchão de investimentos. Formar uma reserva de emergência e muito menos, vai conseguir investir dinheiro para fins de aposentadoria complementar ou então, para fazer as suas compras planejadas e à vista e com bons descontos na nota fiscal....

Baita e cinchado Abraço 

Bueno! Eu sou o tradicionalista Valdemar Engroff, e este é o 14º chasque sobre O Bolso da Bombacha aqui no Show da Comunidade da Rádio Acácia FM, a primeira de Alvorada.  

Este chasque publicamos no nosso sítio sobre finanças pessoais em tom gauchesco - O Bolso da Bombacha e também postamos no sítio do Programa Gritos do Quero Quero. Abra as porteiras clicando em www.programagritosdoqueroquero.blogspot.com.
Visite o primeiro e provavelmente o único sítio sobre finanças com abordagem gauchesca, O Bolso da Bombacha, clicando em www.obolsodabombacha.blogspot.com 

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Programa Rota 87 de 20.05.17: Chasques Tradicionalistas e da Paróquia Santa Hedviges!


Buenas gauchada de Alvorada, do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo.... Estamos chegando a galope que nem num tranco de vanera com os chasques tradicionalistas e da Paróquia Santa Hedviges, no PROGRAMA ROTA 87, da Rádio Acácia FM 87,9 - a primeira de Alvorada:
 
CTG Amanhecer na Querência

         Teremos neste sábado, dia 20 de maio, grande jantar-baile no galpão do CTG Amanhecer na Querência, que será animado pelo Grupo Estampa Gaudéria. Venha se divertir no CTG que fica na Rua Tramandaí, 76, no bairro Jardim Alvorada.

CTG Coxilha Aberta

         O CTG Coxilha Aberta promove neste dia 20 de maio, o grande jantar-baile de aniversário e da posse da nova patronagem, onde, festivamente tomará posse (novamente) o patrão Brizola. Na animação o Grupo Mas Tchê. Contatos com o patrão Brizola pelos fones (51) 99904-0260 ou 98475-1922 ou com o Lopes pelo fone (51) 98434-5334. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.

CTG Raízes do Sul

         Também no dia 20 de maio, no galpão do CTG Raízes do Sul, grande jantar-fandango de formatura de fandango, tendo churrasco no cardápio principal, com a animação do Grupo Querência Missioneira. Contatos e informações pelo fone (51) 98402-5156. O CTG fica na Rua São Domingos, 89, no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre.


Piquete Roda de Amigos

         Neste sábado, dia 20 de maio, teremos no galpão do Piquete Roda de Amigos, jantar-fandango. No cardápio, galeto, arroz e saladas. Na animação o Grupo Tô Chegando. Contatos com Andressa pelo fone (51) 98609-5140. A entidade fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, 130, atrás do Colégio São Francisco, em Porto Alegre.

CTG Setembrina dos Farrapos

         Também neste sábado, dia 20 de maio, no galpão do CTG Setembrina dos Farrapos teremos grande baile de formatura que terá a animação do Grupo Kaminhos. O CTG fica na Rua São Gabriel, 415, no bairro Cohab, em Viamão.  

CTG Sentinelas do Pago

         Sábado passado tivemos o grande jantar-fandango de formatura. Agora já estamos com as inscrições abertas para novo curso de danças de fandango, iniciando dia 21 de maio, domingo, às 19h, com os instrutores Marcelo Otto e Claudia Bonho. Contatos pelo fone /watchêsapp (51) 98653-6265. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, na Grande Salomé.

Primeiro CTG do Mundo!

         Neste domingo, dia 21 de maio, teremos a tradicional domingueira no galpão do 35 CTG, que terá a animação do Grupo Alma Gaudéria, com a participação do declamador, radialista e cantor Odilon Ramos e convidados. O evento iniciará por volta das 19h. Contatos pelo fone (51) 3336-0035. O 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 5300, eem Porto Alegre.

NA SEMANA QUE VEM: Grande Rodeio do CTG Raça Gaúcha

         Nos dias 26, 27 e 28 de maio, o CTG Raça Gaúcha vai promover e realizar o 3º Rodeio Artístico e Cultural da entidade, no galpão de demais dependências do CTG Bento Gonçalves da Silva. Vamos nos solidarizar e participar de mais um grande evento desta entidade tradicionalista. Contatos, inscrições e informações pelo fone (51) 99606-7907 ou analaufferfranco@gmail.com, com a Ana Paula Lauffer, na parte artística e cultural ou com o Reneu pelo fone (51) 98013-2029, na parte dos jogos tradicionalistas. A programação completa o vivente poderá conferir no Sítio do Gaúcho Taura – www.sitiodogauchotaura.blogspot.com ou ainda no sítio do Programa Gritos do Quero Quero da Rádio Acácia FM – www.programagritosdoqueroquero.blogspot.com. O CTG Bento Gonçalves da Silva fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

Em JUNHO: CTG Amaranto Pereira

         Teremos no CTG Amaranto Pereira dois eventos: no dia 02 de junho, sexta-feira, jantar campeiro. E no sábado, dia 03 de junho, teremos o grande grande baile de candeeiro temático com apresentações das invernadas, jantar campeiro, 4 horas de baile para quem vir para dançar com animação do grupo Alvorada Gaúcha e mais um café campeiro para retratarmos o tempo antigo dos bailes lá pra fora. Para melhores informações ligue: 99994.7056/99959.1903 com os Coordenadores André e Grazzi. Não fique fora dessa deixe  e venhase divertir conosco tchê... O CTG fica na Rua Celsos Lemes da Silva, 520, aqui no Jardim Algarve.

O 8º Baile da Saudade foi espetacular

E o Algarve tremeu mais uma vez com a realização do 8º jantar baile da saudade do CONCEC Rádio Acácia FM, a primeira de Alvorada com registro de outorga no Ministério das Telecomunicações. O evento foi um sucesso e a partir de agora, pós-evento, realizado no dia 13 de maio, o CONCEC e a Rádio Acácia FM estarão colocando na Rua mais uma atividade social, que visa os mais humildes, pois vem aí a CAMPANHA DO AGASALHO! 

Chasques da Paróquia Santa Hedviges

A comunidade católica Santa Rita de Cássia do bairro Torotama de Alvorada programou para este domingo, dia 21 de maio, santa missa com procissão às 10h, tendo almoço festivo ao meio dia, tendo no cardápio, o tradicional churrasco, salsichão e saladas, ao preço de R$ 20,00 por pessoa. O evento é alusivo à Padroeira Santa Rita de Cássia.

À tarde, festejos populares.Pede-se que levem talheres. Convites na secretaria da Paróquia. Informações pelo fone (51) 3442.7281. 
ATENÇÃO! Neste domingo, dia 21, NÃO teremos Santa Missa na Igreja Matriz às 10h, em virtude da Santa Missa, que será rezada, neste mesmo horário, com procissão, na Capela Santa Rita de Cássia.

E no dia 10 de junho, teremos o tradicional jantar dançante dos namorados, no salão paroquial da nossa paróquia. Convites com os membros da diretoria ou na secretaria ou ainda pelo fone 3442.7281.
         
           Eu sou o tradicionalista Valdemar Engroff e estes são os chasques tradicionalistas, que também estão postados no sítio do programa. Abra as porteiras clicando em www.programagritosdoqueroquero.blogspot.com.  E também no Sítio do Gaúcho Taura. Abra as porteiras clicando em www.sitiodogauchotaura.blogspot.com

          Até a próxima semana gauchada ouvintes da Rádio Acádia FM – a primeira de Alvorada e gauchada de toda esta terra que chamamos de mundo...

Programa Show da Comunidade! Quadro O Bolso da Bombacha nº 14

Este é o 14º  chasque O Bolso da Bombacha, aqui no programa Show da Comunidade e outros programas da grade da Rádio Acácia FM – a Primeira de Alvorada.

Crédito! www.guaposecia.com.br

O nosso linguajar é o tradicional gauchês, o mesmo que usamos no nosso sítio sobre finanças - O Bolso da Bombacha. É como se estivéssemos ao pé do fogo de chão, tomando um mate ou escutando uma milonga ou então, apreciando o dedilhar de uma cordiona.    


E a nossa charla de hoje, foi publicada no sítio O Bolso da Bombacha, no dia 17 de fevereiro de 2010, como segue.....:

A necessidade de se prevenir para a aposentadoria

Em tempos de incerteza no cenário econômico mundial, o melhor a fazer é seguir o ditado popular, que ensina que prevenir é melhor do que remediar. No entanto, ainda são poucos os brasileiros que levam isso a sério. A aposentadoria, a possibilidade de um acidente e a invalidez para o trabalho, além da redução do orçamento familiar em caso de morte prematura, são preocupações ainda adiáveis para a maioria das pessoas.

Das quase 91 milhões de pessoas que compõem a população economicamente ativa brasileira, cerca de 46 milhões têm cobertura da previdência pública - 38 milhões deles por serem empregadas e 7,9 milhões por contribuírem autonomamente. Cerca de 5 ou 6 milhões estão protegidas por participar exclusivamente de planos de previdência privada. As outras 40 milhões não têm nenhum tipo de previdência privada. No entanto, 8,5 milhões de carros que trafegam no Brasil têm algum tipo de seguro. E por quê? O seguro do carro é uma preocupação imediata e palpável, já que, na prática, protege um bem material. Já a cultura do guardar, do investimento, bombardeada pelo consumo desenfreado e na crença do crédito fácil, fica de lado.

Mas esse quadro está mudando gradativamente e, mudou, principalmente, depois da reforma da previdência e, agora, com a crise financeira internacional. Aos poucos, o brasileiro começou a perceber que, na maioria dos casos, ele é o único responsável pelo futuro da sua família e pela sua aposentadoria. Se antes ele podia se descuidar com a preparação de seu futuro financeiro porque os programas públicos e a inflação (que corroía a poupança e induzia ao consumo antecipado) justificava tal descuido, hoje ele já não conta mais com essas premissas. E já começa a se dar conta de que a ideia de poupar regularmente pode ser um excelente investimento de longo prazo, principalmente em um momento de insegurança e incerteza.

Mas como escolher a melhor forma de investir em planos de proteção não é uma tarefa fácil para a maioria das famílias brasileiras. As empresas devem investir na formação de seus profissionais, qualificando-os como autênticos consultores de benefícios. Uma das grandes preocupações deve ser o desenvolvimento de linguagem mais próxima dos consumidores do que as apólices de seguros que estão no mercado, que costumam ter uma linguagem que o cliente não entende. Essa também deve ser uma busca para a qualidade de todo o processo de comunicação das empresas com os seus segurados. Um profissional capacitado para a venda consultiva sabe reconhecer que a necessidade de previdência de cada família é específica. Ele deve conhecer profundamente as reais necessidades de cada cliente para poder auxiliá-lo na escolha do plano adequado em cada situação.

Um simples caso hipotético é bastante elucidativo de que, no mercado previdenciário, existem coberturas específicas para cada caso. Por exemplo, duas famílias de perfil semelhante, uma "A" e outra "B", ambas com uma mulher de 35 anos, o marido de 40 e dois filhos menores. O provedor de cada família ganha R$ 5 mil mensais e ambas já decidiram uma margem de poupança de R$ 250,00 a cada mês. A diferença entre elas é a de que, na família "A", a esposa não trabalha e eles acabaram de comprar uma casa própria financiada, cujo saldo devedor atual é de R$ 100 mil. Já na família "B", a esposa trabalha, tem renda própria e eles têm casa própria.

A família que tem a dívida com o imóvel tem uma necessidade adicional de proteção e menor capacidade de poupança. É uma forma de garantir dinheiro para quitação da dívida e deixar a esposa e as crianças amparadas, evitando a dramática diminuição do padrão de vida familiar. Já a família "B", por contar com renda adicional e não ter dívida expressiva, pode deslocar mais recursos para a aposentadoria.

Esses programas têm de ser revistos anualmente com o consultor. Até porque, com o tempo, conforme a dívida (no caso da família "A") vai sendo amortizada e as crianças vão crescendo, a necessidade de seguro por morte e invalidez diminui. Paralelamente, cresce a necessidade de guardar dinheiro para bancar a universidade dos filhos. Somente assim, pode-se planejar uma vida mais segura, mesmo diante de algumas surpresas desagradáveis que a vida nos oferece. Viver com prevenção significa viver mais e melhor.

Helder Molina é presidente da Mongeral Aegon e presidente do Comitê Internacional da Limra, fonte de pesquisa e informação sobre o mercado segurador.

Fonte! Chasque postado dia 17 de fevereiro de 2010 no galpão virtual Caminhando Junto - http://www.caminhandojunto.blogspot.com/, por Adriano Carvalho.

...............................
Nosso Comentário!

O chasque acima já tem seus sete anos. E cita que "com a reforma da previdência, o quadro está mudando...". 
 
Estamos novamente e agora, numa drástica e possível reforma da previdência, de forma mais radical e danosa para o povo rabalhador, onde se aposentar pelo sistema oficial será mais difícil. Logo, o quadro vai ter que mudar muito em relação aposentadoria complementar, fazendo com que os jovens de hoje, é o ideal, comecem a se preparar para a velhice desde o primeiro ganho, seja em estágio ou emprego, guardando no mínimo 10% do valor bruto da bolsa ou do salário. Sugere-se que comece com a tradicional poupança para formar um boa reserva e após, invista em produtos financeiros mais rentáveis e de preferência fora dos bancos tradicionais, pois estes cobram taxas maiores nestes produtos financeiros.
 
Também se sugere que evite o que quase todo mundo faz: compras por impulso, sem planejamento e fazendo dívidas, pois os juros que o vivente vai pagar, é dinheiro suado que sai do bolso da bombacha. Planeje-se para comprar à vista e com descontos. Ganha-se duas vezes: juros na aplicação financeira e na compra à vista, se ganha com descontos na nota fiscal.

E lembramos que, quanto mais tarde o vivente começar a se preparar para a velhice com reserva financeira complementar, mais dinheiro ele vai precisar investir mensalmente. Foi o que aconteceu comigo, pois comecei a investir aos 40 anos. Perdi no mínimo quinze anos. Foi o que aconteceu com a minha esposa, que começou a investir para fins de aposentadoria complementar aos 48 anos..... mas as filhas estão desde a infância e adolescência com investimentos programados (e pequenos) para a sua velhice.
 
Baita e cinchado Abraço 

Bueno! Eu sou o tradicionalista Valdemar Engroff, e este é o 14º chasque sobre O Bolso da Bombacha aqui no Show da Comunidade da Rádio Acácia FM, a primeira de Alvorada.
 

Este chasque publicamos no nosso sítio sobre finanças pessoais em tom gauchesco - O Bolso da Bombacha e também postamos no sítio do Programa Gritos do Quero Quero. Abra as porteiras clicando em www.programagritosdoqueroquero.blogspot.com.

Visite o primeiro e provavelmente o único sítio sobre finanças com abordagem gauchesca, O Bolso da Bombacha, clicando em www.obolsodabombacha.blogspot.com.
 

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Novo contratado da Ser Alvorada, Iarley se diz motivado para jogar no município

Ex-jogador do Internacional fala sobre sua contratação e a expectativa para a temporada
"Aos 43 anos, jogador foi anunciado semana passada 
pela equipe" (Foto: Matheus Pfluck)
A notícia que movimentou a cidade na última semana certamente poucos alvoradenses esperavam. E felizmente para nós ela é positiva. Iarley é Ser Alvorada! Aos 43 anos de idade, o ex-jogador campeão do mundo pelo Internacional em 2006 chega motivado para ajudar a equipe alvoradense a conquistar a vaga na Série Ouro do futsal gaúcho em 2018. Nesta semana, a equipe do Jornal A Semana conversou com Iarley, primeiro jogador a chegar no treino da Ser Alvorada.

Depois de fazer um trabalho físico especial, Pedro Iarley Lima Dantas, natural do estado do Ceará e atual coordenador técnico das categorias de base do Internacional respondeu a pergunta que muitos colorados desejam fazer para ele: por que passar a bola para o Gabiru e não para o Luiz Adriano na final do Mundial de Clubes de 2006? “O Luiz Adriano estava um pouquinho esquinado, não era um passe de gol. Ao ver o Gabiru passando, esperei a movimentação dele. Ai eu vi que o Beletti demorou a chegar e entrou o passe. Eu tinha que ver todas as possibilidades porque eram 3 contra 3, era uma possibilidade muito grande da gente fazer o gol e acabou acontecendo”, explica.

A contratação

“O salão foi onde eu comecei. Até os 18 anos eu joguei salão e era um esporte que eu gostava muito. Resgatar isso para mim está sendo muito prazeroso”, comemora o ex-jogador de futebol depois de encerrar uma carreira de 21 anos com um título mundial e duas Libertadores no currículo. Sobre sua contratação, Iarley revela que o técnico Fabiano Ventura é padrinho de seu filho e os dois são amigos há 20 anos. Ambos jogaram na Espanha e se conheceram lá. “No dia que a diretoria do Ser Alvorada foi convidar ele pra ser treinador eu estava na casa dele jantando e conheci toda cúpula do time. No primeiro contato já teve um sintonia legal”, fala. O ex-jogador possui um trabalho com os consulados do Inter no interior em que viaja frequentemente para eventos e jogos festivos. Esse foi o motivo pelo qual o acerto demorou a acontecer. “A vinda para cá não é financeira. É mesmo o fato de eu ser competitivo, de manter a forma, de estar aqui pertinho do CT (Centro de Treinamentos do Internacional em Alvorada), o fato do Fabiano”, esclarece. Iarley também diz que vai dividir com o grupo o cachê que entrar de patrocinadores por conta de sua contratação. 

Relacionamento com o grupo

Nesta temporada o grupo de Ser Alvorada é formado por muitos jovens jogadores. O experiente ex-atacante diz que procura incentivar os garotos para que eles acreditem que podem seguir carreira em grandes clubes. “São jogadores jovens, que estão começando, que de repente nem sonham em viver com o futsal. Nas primeiras horas que eu conversei com eles eu falei: ‘Tudo que vocês forem fazer vocês tem que se dedicar, tem que dar o máximo’. Quero fazer com que eles se divirtam dentro de quadra e tratem isso como profissão. Se eles se destacam podem construir uma carreira”. Sobre o objetivo do time de subir de divisão no futsal estadual, Iarley se mostra cauteloso e motivado. “O Ser Alvorada não vai subir porque ano passado quase subiu e esse ano tem condições de subir. Não. Sobe ganhando os jogos”, alerta.

Condicionamento Físico

“Já faz 3 anos que eu me aposentei mas eu sempre mantive a forma, sempre estava jogando jogos beneficentes no interior”, revela o novo contratado que estreiou no empate em 3 a 3 contra a AGE, de Guaporé, no último sábado, 6/5. Sobre seu condicionamento físico ele afirma ser uma incógnita, mas que com dois ou três jogos acredita que pode adquirir ritmo de jogo. “Na estreia deu pra notar que eu estava um pouco fora de ritmo. Eu fui um atleta que nunca tive lesões. Acho que com uns dois ou três jogos dá para pegar ritmo e chegar a em condições de ajudar o time também dentro de quadra”, avalia. 

Pivô

Dentro de quadra, o técnico Ventura elogia seu amigo e, agora, comandado afirmando ser um jogador raro no futsal atual. “O Iarley é um pivô a moda antiga. Isso é muito raro atualmente. É o primeiro jogador a chegar no treino e o que mais se empenhou até agora. Sábado já vai ter um algo a mais ate porque a quadra e grande e ele tem muita facilidade com isso”, fala.

Repercussão

O presidente da Ser Alvorada, Nélio Oliveira, revela que as negociações para convencer Iarley começaram em novembro, quando a diretoria fechou a contratação do treinador Fabiano Ventura. “Nós começamos a conversar com ele e cogitamos dele voltar ao futsal. Quando o Inter liberou os direitos de imagem dele na quarta-feira, quinta ele já veio treinar conosco”, conta. Oliveira diz que a repercussão no interior do estado foi boa e todos estão na expectativa de jogar contra Ser Alvorada por conta do Iarley. Entretanto, ele revela que em uma semana do anúncio o time ainda não fechou com nenhum novo patrocinador.

A contratação de Iarley repercutiu em vários cantos até do mundo. Veículos de Porto Alegre, do interior, do centro do país, da Argentina e da Espanha onde o jogador atuou noticiaram a vinda do novo camisa 10 da Ser Alvorada. 

Fonte! Chasque do estagiário e acadêmico de jornalismo René Almeida, publicado na edição do dia 12 de maio do Jornal A Semana de Alvorada RS. Visite o sítio oficial do veículo de comunicação: www.jornalasemana.net

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) 12/05/17



CTG Sentinelas do Pago

         Amanhã, no dia 13 de maio, no galpão do CTG Sentinelas do Pago, vamos ter um grande jantar-fandango de formatura de fandango. O chasque é dos instrutores Marcelo Otto e Claudia Bonho. Na animação teremos o Grupo Sina Fandangueira. Contatos com o Patrão José pelo fone (51) 99112-1165. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, na Grande Salomé. 

Vem aí o 8º Jantar-baile da Saudade

         Amanhã o Algarve vai tremer.... e por isso boleamos a perna e “invadimos” o espaço do tradicionalismo gaúcho, para divulgar um evento macanudo, do CONCEC – Rádio Acácia FM 87,9 – a primeira emissora de Alvorada com registro e outorga concedida pelo Ministério das Comunicações. Trata-se do tradicional Baile da Saudade – oitava edição, nos embalos musicais dos anos 1970/80/90/2000. No cardápio o tradicional galeto assado e saladas. Será no dia 13 de maio, no Salão Happy Festas, na Rua dos Gaviões, 811, no Jardim Algarve (há poucos metros do fim da linha de ônibus Soul/Val), tendo a atração musical ao vivo o Mustafá Acústico. Convites com os comunicadores e com seus diretores da rádio. Contatos pelo fone (51) 991.086.089.
 

CTG Tricolor dos Pampas

         Bueno! Sexta-feira que vem, dia 19 de maio, no galpão do CTG Vaqueanos da Tradição, teremos o grande jantar-fandango de posse da nova patronagem do CTG Tricolor dos Pampas – braço tradicionalista do Grêmio de Footbaal Porto Alegrense. No cardápio, galeto, salsição, massas, arroz e saladas. Na animação o Quarteto de Alma e Pampa. Contatos pelos fones (51) 99305-2465, com o meu amigo Pimentel ou 99899-2244 com o Gilberto ou ainda pelo 99826-0603. O CTG Vaqueanos da Tradição fica na Rua Dr Caio Brandão de Mello, 250, no bairro Humaitá, em Porto Alegre.

CTG Coxilha Aberta

         O CTG Coxilha Aberta, fundado no dia 05 de maio de 1985, portanto, promove para o dia 20 de maio, o grande jantar-baile de aniversário e da posse da nova patronagem, onde, festivamente tomará posse (novamente) o patrão Brizola. Na animação o Grupo Mas Tchê. Contatos com o patrão Brizola pelos fones (51) 99904-0260 ou 98475-1922 ou com o Lopes pelo fone (51) 98434-5334. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.

CTG Raízes do Sul

         Também no dia 20 de maio, no galpão do CTG Raízes do Sul, grande jantar-fandango de formatura de fandango, tendo churrasco no cardápio principal, com a animação do Grupo Querência Missioneira. Contatos e informações pelo fone (51) 98402-5156. O CTG fica na Rua São Domingos, 89, no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre.

Grande Rodeio do CTG Raça Gaúcha

         Nos dias 26, 27 e 28 de maio, o CTG Raça Gaúcha vai promover e realizar o 3º Rodeio Artístico e Cultural da entidade, no galpão de demais dependências do CTG Bento Gonçalves da Silva. Vamos nos solidarizar e participar de mais um grande evento desta entidade tradicionalista. 

Contatos, inscrições e informações pelo fone (51) 99606-7907 ou analaufferfranco@gmail.com, com a Ana Paula Lauffer, na parte artística e cultural ou com o Reneu pelo fone (51) 98013-2029, na parte dos jogos tradicionalistas. A programação completa o vivente poderá conferir no Sítio do Gaúcho Taura – www.sitiodogauchotaura.blogspot.com ou ainda no sítio do Programa Gritos do Quero Quero da Rádio Acácia FM – www.programagritosdoqueroquero.blogspot.com

O CTG Bento Gonçalves da Silva fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

Valdemar Engroff