Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Programa Rota 87: Chasques Tradicionalistas 13.07.2017



Buenas gauchada do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo.... Estamos chegando a galope que nem num tranco de vanera com os chasques tradicionalistas no PROGRAMA ROTA 87, produzido e apresentado pelo eclético Ricardo Gonça, na Rádio Comunitária Acácia FM – a primeira de Alvorada:

CTG Chilena de Prata Agradece

         O CTG Chilena de Prata, juntamente com a sua patronagem, vem agradecer a todas as entidades tradicionalistas que se fizeram presente no último final de semana do 13º Tilintar das Chilenas Artístico e Cultural, que reuniu tradicionalistas de várias localidades do nosso Rio Grande, como Caxias do Sul. Glorinha, Gravatai, Esteio, Eldorado do Sul,  Porto Alegre, Viamão, Capão da Porteira, enfim, a todos que ser fizeram presentes neste grande evento. E sintam se desde já convidados para participar em 2018 do 14º Tilintar das Chilenas Artístico e Cultural.

Paixão Côrtes e Pedro Raimundo

No dia 09 de julho de 1973, aos 67 anos, no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro, morria o gaiteiro Pedro Raymundo, que levou a figura típica do Sul do Brasil a todo país, tempos antes do surgimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho. E um dos seus maiores sucessos da música regional foi Adeus Mariana.
Em 12 de julho de 1927, em Santana do Livramento, nasceu João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, folclorista, compositor, radialista, pesquisador gaúcho e agrônomo. Comemorou nesta data 90 anos de vida. Em 1947, liderou os estudantes que fundaram o DTG do Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre, célula-mater do Movimento Tradicionalista Gaúcho. 

CPF o Tempo e o Vento

         O CPF O Tempo e o Vento promove neste dia 14 de julho – sexta-feira, no galpão do CTG Chilena de Prata, palestra com a 3ª Prenda do Rio Grande do Sul - Rayssa Fróz Bertino, do CTG Coxilha Aberta, que vai abordar o tema “Ciranda Cultural de Prendas”. Aos CTGs da cidade pedimos que se façam presentes com os seus jovens e invernadas e departamentos culturais principalmente. O CTG Chilena de Prata te convida para após o evento do CPF O Tempo e o Vento, participar do jantar campeiro. O CTG Chilena de Prata fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.

CTG Charqueadores do Pampa

O CTG mais novo da cidade de Viamão, o CTG Charqueadores do Pampa promove para este final de semana – dias 15 e 16 de julho, o seu primeiro rodeio artístico e cultural. As inscrições para os concursos artísticos serão aceitos até o dia 14 às 12h – tanto nas modalidades individuais, bem como danças tradicionais. Inscrições por intermédio do chasque eletrônico ctgcharqueadoresdopampa@gmail.com. O evento será realizado no Salão Paroquial Capão da Porteira, que fica na RS 040, km 48, Parada 132, ao lado da Escola Francisco  CAnquerini, em Viamão.

CTG Gaudérios da Saudade 

         Neste sábado, dia 15 de julho, teremos grande jantar-fandango dos 47 anos de fundação do CTG Gaudérios da Saudade. No cardápio o tradicional churrasco e acompanhamentos. Na animação o Grupo Tarca. O convite é do meu amigo Patrão Missioneiro. O CTG fica na Rua Germano Kuck, 524, no Rincão dos Ilhéus – Estância Velha.

CTG Rancho de Tropeiros

         O CTG Rancho de Tropeiros promove neste dia 15 de julho sábado, o grande jantar fandango de posse das prendas e peões da entidade. Também teremos apresentação de invernadas artísticas. Na animação do Grupo Paysanos. A entidade fica na cidade de Ibirubá.

Jantar Fandango em Sorocaba / SP

         Neste sábado, dia 15 teremos grande jantar-fandango no galpão do CTG Fronteira Aberta, tendo no cardápio, a tradicional costela no fogo de chão, linguiça, frango e acompanhamentos. Na animação o Grupo Tchê Loco. Reservas de mesas e informações pelos fones (15) 3388-7438 ou 991.112.190. O CTG fica na Rua Salto de Pirapora, 10, no Jardim Iguatemi, em Sorocaba – SP.

CTG Sentinelas do Pago

Teremos neste dia 16 de julho ao meio dia, almoço das invernadas no CTG Sentinelas do Pago. Após, apresentação das Invernadas. Contatos pelo fone (51) 991.121.165. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, em Alvorada

DTG Sangue Nativo

Grande costelão neste domingo, dia 16 de julho, a partir do meio-dia no galpão do DTG Sangue Nativo. À tarde, domingueira com Luciano Macedo e Zezinho Furkim. Contatos pelo fone 985.422.311. O DTG fica na Rua Fernando Pessoa, 300, no Jardim Vila Nova, em Porto Alegre. 

Na semana que vem: 

CTG Bento Gonçalves da Silva

         A patronagem e o Departamento Cultural do CTG Bento Gonçalves da Silva programaram uma palestra cultural no dia 18 de julho, terça-feira, que será proferida pelo ex peão farroupilha da 1ª RT/RS Renan Marques, que vai abordar “A Ciranda Cultural de Prendas e o Entrevero Cultural de Peões”, a partir das 20h30min. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada. 

Grupo Pealo Campeiro de Alvorada

         O Gabriel Martins nos informa a Agenda de fandangos do Grupo Pealo Campeiro de Alvorada:
- Dia 22 de julho – fandango no CTG Província de São Pedro – Tapes
- Dia 23 de julho – almoço com domingueira no CTG Amaranto Pereira – Alvorada
- dia 23 de julho – tradicional domingueira no Primeiro CTG do Mundo, o 35 CTG, a partir das 20h

Jantar-fandango de integração

         A subcoordenadoria de Alvorada e os CTGs agregados te convidam para o grande jantar-fandango de integração, que será realizado no dia 22 de julho, no CTG Bento Gonçalves da Silva e que será animado pelo Grupo Os Potros do Sul. Convites com os membros da Subcoordenadoria, Projeto Anita e patronagens dos CTGs da cidade. Pede-se para levar prato e talheres. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

CTG Coxilha Aberta

         No dia 22 de julho, no galpão do CTG Coxilha Aberta teremos grandioso baile a partir das 23h que será animado pelo Grupo Coração. Contatos com o instrutor Caio pelo fone 991.437.166. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 12895, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.

CTG Amaranto Pereira I

         No dia 23 de julho, domingo, teremos grande domingueira a partir das 14h30min no CTG Amaranto Pereira e que será animada pelo Grupo Pealo Campeiro. Informações com Leandro pelo fone (51) 984.427.120 ou com o patrão Machado pelo fone 996.302.620. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve, em Alvorada.

Grupo Fundo de Campo

Teremos no dia 23 de julho, grande almoço com domingueira na sede da Acial. Na animação os Grupos Fundo de Campo e Matizes. Na oportunidade, será feito o pré lançamento do segundo CD do Grupo Fundo de Campo. A Acial fica na Rua Piauí, 429, perto do Hospital, no bairro Três Figueiras, em Alvorada.

CTG Amaranto Pereira II

E no dia 30, domingo teremos no CTG Amaranto Pereira: Missa Crioula que será celebrada pelo Pe. Idinei às 11h30min; inauguração de parte da obra (paredão) e às 12h45min, grande costelão e após, grande domingueira animada pelo Grupo Alvorada Gaúcha. Este evento é uma parceria entre o Projeto Anita de Alvorada, Orlando Kunzler e o CTG, com o objetivo de arrecadar fundos para dar andamento nas obras de reforma do galpão. Informações com a Anita Gradis Terezinha pelo fone 999.432.839 ou com o Orlando pelo fone / zapp 996.381.879. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

Com a tua permissão Ricardo Gonça, hoje vou homenagear a minha filha Ana Paula Centenaro Engroff, que estará aniversariando neste dia 14 de julho. Um beijo pra ela em meu nome, da Marilene Centenaro Engroff, da Bibiane Centenaro Engroff e de todos os ouvintes da programação da Rádio Comunitária Acácia FM – a primeira de Alvorada.

Eu sou o tradicionalista Valdemar Engroff e estes são os chasques tradicionalistas, que também estão postados no sítio do programa. Abra as porteiras clicando em www.programagritosdoqueroquero.blogspot.com.  E também no Sítio do Gaúcho Taura. Abra as porteiras clicando em www.sitiodogauchotaura.blogspot.com.
Até a próxima semana gauchada do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo e ouvintes da Rádio Acádia FM – a primeira de Alvorada.