Terreno escolhido fica entre as Ruas Tramandaí e Wenceslau Fontoura
![]() |
"Espaço comporta até duas mil pessoas e atualmente já se têm a presença confirmada de 35 galpões" (Foto: Matheus Pfluck) |
Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus e decretos do Estado e Município proibindo aglomerações, o evento teve que ser cancelado. Passado quase um ano deste episódio, uma reunião entre tradicionalistas e a Prefeitura ocorrida no inicio desta semana definiu que o campo que fica entre as Ruas Tramandaí e Wenceslau Fontoura, no Bairro Jardim Alvorada, foi o escolhido.
A abertura oficial do Acampamento Farroupilha, está programada para acontecer no dia sete de setembro, quando tradicionalistas chegarão à cidade vindos de Viamão. O subcoordenador da 1ª Região Tradicionalista, Jair Martins, conta que o terreno, que fica ao lado o CTG Amanhecer na Querência, atende às necessidades dos tradicionalistas e, por ser de propriedade da Prefeitura, já foi autorizado o uso pelo prefeito José Arno Appolo do Amaral (MDB). “Resolvemos construir no Amanhecer porque temos três ruas paralelas nos fundos e dos lados que vai viabilizar o acesso para o pessoal”, afirma.
O espaço comporta até duas mil pessoas e atualmente já se têm a presença confirmada de 35 galpões. No entanto, Martins lembra que este número pode ser menor ou maior, uma vez que somente metade do campo está sendo utilizado. “Estamos fazendo uma contenção com os próprios galpões em volta do campo com a parte dos comércios onde vai ter uma única entrada e saída para evitar o gasto com barreira ou cerca”, lembra.
Este gasto com cercamento foi o principal empecilho para que a Praça João Goulart não fosse escolhida para sediar o evento. Outro lugar oferecido, mas que também não foi aceito foi o Parque Esportivo do Clube União localizado no Bairro Formosa. “No União não teve uma afinação porque tivemos problemas internos e tendo em vista o local que não teríamos estacionamento e teria só uma rua para utilizarmos o que ficaria complicado”, explica.
Jair lembra que neste campo vai ser possível
cumprir o distanciamento social necessário por conta do amplo terreno e
que, além disso, haverá placas orientando o uso de máscaras e álcool em
gel.
Também, será feita a verificação de temperatura e haverá o
controle por meio de uma relação de pessoas que assim que exceder o
numero de visitantes permitido a entrada será fechada. “A gente quer
fazer um evento de cunho cultural, tradicionalista e que todos estejam
seguros dentro do parque. Não vamos ficar insatisfeitos se não
atingirmos as duas mil pessoas. Vamos ficar tranquilos porque a nossa
parte estaremos fazendo dentro da legalidade e nosso pessoal possa se
sentir seguro lá”, conclui.
Fonte! Chasque (post) publicado nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada (RS), na edição do dia 20 de agosto de 2021. Também acessível no vasto potreiro da internet. abra as porteiras clicando em: https://www.jornalasemana.net/noticias/cultura/acampamento_farroupilha_deste_ano_sera_realizado_no_bairro_jardim_alvorada/9770
Nenhum comentário:
Postar um comentário