Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

25ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida acontece nesta sexta-feira

Procissão percorre quase três quilômetros até chegar à gruta da cidade

"Em 2017, mesmo com o tempo instável, milhares de fiéis participaram da procissão" (Foto: Divulgação)
Acontece nesta sexta-feira, 12 de outubro, a 25ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. A atividade, alusiva a data que homenageia a padroeira do Brasil e que marca os 25 anos da procissão em Alvorada, está sendo organizada pela paroquia Sagrado Coração de Jesus, o Vicariato de Gravataí e a rede de escolas São Francisco. Além disso, outras paróquias da cidade também auxiliam na realização da procissão. 

As atividades tem início às 09h, na esquina da Avenida Frederico Dihl com a Rua Santa Barbara (em frente ao Unisuper), e se encerra na gruta ao lado do CTG Tradição, no Bairro Jardim Aparecida. Serão quase três quilômetros que os fiéis devem percorrer para homenagear e agradecer a Nossa Senhora Aparecida pelas preces concedidas. 

Em entrevista, o padre da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Luís Carlos de Almeida, conta que está trabalhando na comissão da procissão e que está com grandes expectativas. “Ela se consagrou como um dos maiores eventos religiosos da grande Porto Alegre e tem reunido milhares de devotos ao longo destes 25 anos. É possível notar o crescimento do evento”, conta Almeida.

Segundo o padre, a romaria está no calendário oficial de Alvorada e, inclusive, ultrapassa as fronteiras do município. “Muitas pessoas da região participam deste evento conosco. Além de ser a padroeira do Brasil, a Nossa Senhora Aparecida tem uma importância muito grande para a comunidade”, confessa o pároco. 

Questionado sobre a expectativa para o evento, Almeida afirma estar ansioso para essa que será sua primeira romaria na cidade. “Com certeza mais de 20 mil fiéis devem estar presentes na romaria. Claro que a gente depende do tempo, mas temos relatos de quem participa anualmente, a participação é grande mesmo em dias chuvosos. A adesão ao evento é muito grande”, destaca o padre.

Ao fim da procissão acontece à missa no local e, na sequência, haverá almoço no CTG Tradição, ao lado do local onde será realizada a celebração. O valor individual dos ingressos é de R$ 20 reais. 

Poder público

Sobre o apoio do poder público para a realização da 25ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, a reportagem entrou em contato com o secretário de Serviços Urbanos (SEMSU), Marquinhos. O titular da pasta afirmou que equipes estavam trabalhando desde a semana passada na limpeza do local para a realização da procissão e, posteriormente, da missa.

Dia das Crianças

Além da procissão de Nossa Senhora Aparecida, o dia 12 de outubro também é conhecido como o Dia das Crianças. Durante toda a sexta-feira, diversas comunidades e associações de moradores (ou escolas) organizam eventos alusivos. O objetivo sempre é entreter as crianças do município com jogos, brinquedos infláveis e lanches, gerando interação entre todas.

Já nesta quinta-feira, 11/10, os professores e comunidade escolar da Escola Paulo Freire realizarão uma festa na parte da tarde. Será uma atividade interna, voltada para os alunos, onde serão servidos lanches, distribuídos doces e instalados brinquedos infláveis para os alunos. A atividade ocorre entre 13h15 e 17h15. 

O evento conta com o apoio de Super + Econômico, Moto Street Racing, Bazar Vitória, Oficina Metálica, Varejão de Ovos, Aki Peças, Cantinho da Sorte, Joalheria e Ótica Topaze, Farmácia Sua Fórmula, Loja Mix 10, Fruteira Dell’Osbel, Espetão na Brasa, Super Vitória, Agropecuária A. M., Extreme Auto Som, Bazar Sul, Mini-mercado Crescer, Casa das Padarias e Mercado Santa Bárbara.

Já o Grupo de Apoio e Orientação às Famílias Autistas de Alvorada (GAOFAA) irá promover na sexta-feira, 12/10, uma festa voltada para as crianças das famílias da entidade. O evento terá início às 15h30, no salão do Sindicato dos Servidores Municipais de Alvorada (SIMA) e contará com brinquedos e lanches, visando um momento de lazer para os pais e crianças. Além disso, haverá entrega de presentes para as crianças portadores do autismo e seus irmãos. 

Fonte! Reportagem do Jornal A Semana de Alvorada (RS), da edição do dia 11 de outubro de 2018.