![]() |
Retorno ocorre com exposição temporária sobre a Revolução de 1835/SEDAC/Divulgação/Cidades |
O Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, reabriu ao público no fim de semana. A retomada das visitações será de acordo com os protocolos de higiene exigidos pelo governo do Estado, observando orientações como o distanciamento entre os frequentadores e o uso de álcool gel nas dependências do museu por conta da pandemia de coronavírus.
A instituição, que ficou um período sem visitação porque teve melhorias em seu mobiliário expositivo e no próprio prédio, agora retorna com uma exposição temporária sobre a Revolução Farroupilha (1835-1845). Para setembro - em alusão às comemorações do mês farroupilha - está programada a chegada da Coleção TcheVoni. São quase mil peças, entre livros, espadas, balas de canhão, documentos, moedas e itens comemorativos do período farroupilha doados por Volnir Júnior dos Santos, conhecido nas redes sociais como Tchê Voni.
O acervo é fruto de mais de 20 anos de colecionismo e foi doado em 2019 para o Museu Farroupilha pelo colecionador, que é gaúcho, mas reside em Rio Grande do Norte. A chegada da coleção ao museu representará uma espécie de reinauguração da instituição, já que o número de itens é mais que o dobro do acervo atual, contabilizado em 700 peças. A visitação por ser feitas nas terças a sextas-feiras, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, e nos sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 17h
Fonte! Chasque (post) publicado no caderno Jornal Cidades, encartado na edição do dia 23 de fevereiro de 2021 do Jornal do Comércio de Porto Alegre / RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário