sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A semana 31.08.12

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade




CAMPEIRA DE ALVORADA: RUMO A VENÂNCIO AIRES

         Bueno! No dia 17 de agosto, foi acesa oficialmente para os festejos farroupilhas deste ano, a Chama Crioula, na cidade de Venâncio Aires – a Capital Nacional do Chimarrão.
         A Campeira de Alvorada está com os cavalos ferrados e com a montaria na ponta dos cascos, para, no dia 1º de setembro, amanhã, ao amanhecer, sair em caminhão boiadeiro rumo à Capital Nacional do Chimarrão, para trazer a centelha para os festejos farroupilhas na nossa cidade. A chegada, no casco, está prevista para o dia 7 de setembro, por volta do meio-dia no galpão do pioneiro, o CTG Campeiros do Sul. Neste dia iniciam os festejos, no palco da Praça Central, com a presença de todas as entidades tradicionalistas locais. No dia 2, iniciam as rondas crioulas pelos nossos CTGs, conforme chasque abaixo.

PROGRAMAÇÃO DAS RONDAS CRIOULAS

         Bueno! Com a chegada, no dia 07 de setembro, do piquete da Campeira de Alvorada, no casco, vindos com o fogo sagrado da tradição gaúcha, a Chama Crioula, acesa em 17 de agosto em Venâncio Aires, estaremos, neste dia, com a participação de todas as entidades tradicionalistas locais, abrindo oficialmente a Semana Farroupilha na nossa cidade, com a Ronda Crioula lá na Praça Central, no Acampamento Farroupilha. E veja agora a programação itinerante nos nossos CTGs:
- Dia 08 – no CTG Chilena de Prata
- Dia 09 – no CPF O Tempo e o Vento
- Dia 10 – no CTG Tradição
- Dia 11 – no CTG Raça Gaúcha
- Dia 12 – no CTG Amanhecer na Querência
- Dia 13 – no CTG Bento Gonçalves da Silva
- Dia 14 – no CTG Amaranto Pereira
- Dia 15 – no CTG Campeiros do Sul
- Dia 16 – no CTG Sentinelas do Pago
- Dia 17 – retorno à Praça Central.
         Nas rondas crioulas dos CTGs teremos a presença de três entidades tradicionalistas da cidade convidadas, que, junto com a entidade anfitriã, vão abrilhantar os festejos. A Chama Crioula será levada pelo piquete da Campeira, no casco, de um CTG para outro, onde este vai guardar a Chama desta noite até o anoitecer do dia seguinte.
         No dia 17, na Praça Central, a Ronda será abrilhantada por todas as entidades tradicionalistas locais. Mais informações com o Subcoordenador do tradicionalismo local, Sr. Claudio Dipp pelo fone (51) 9916-6360 e/ou como o patrão da Campeira de Alvorada, Sr Antão pelo fone (51) 9242-0643.

CTG AMARANTO PEREIRA

         Bueno! No dia 1º de setembro, no galpão do CTG Amaranto Pereira, teremos um grande baile, com jantar campeiro opcional. A animação será por conta do Grupo Vozes Campeiras. Ingressos a R$ 15,00 (casal) e R$ 10,00 (individual). O evento, com o apoio da patronagem, será organizado pela Invernada Adulta Os Changueadores. Contatos com o patrão Ari Girelli pelo fone (51) 8439-3782. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA

         Bueno! O CTG Bento Gonçalves da Silva e a Comissão Organizadora do 23º Festival Alvorada da Trova Gildo de Freitas boleia a perna e convida a gauchada do Rio Grande para participar no dia 1º de setembro, do jantar campeiro em benefício do evento (o festival vai acontecer no dia 30 de setembro). No cardápio o tradicional carreteiro de charque, feijão mexido, saladas e a presença de muitos amigos. Contatos com Eva Laguna pelos fones (51) 9151-5361 ou (51) 3442-4534. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

CTG SENTINELAS DO PAGO

         Bueno! O CTG Sentinelas do Pago e a Academia de Danças Amaral boleiam a perna e te convidam para o almoço com domingueira de formatura de fandango, que será neste dia 02 de setembro. A animação será com o grupo Pealo Campeiro. Contatos com o patrão Rubens (Baixinho) pelo fone (51) 8550-6576. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, Parada 56.

CTG CAMPEIROS DO SUL

         Bueno! A patronagem do CTG Campeiros do Sul boleia a perna e convida a gauchada do Rio Grande para participar no dia 08 de setembro, do grande baile da linguiça, que terá a animação do Grupo Tranco Monarca. Informações com o patrão Metralha pelo fone (51) 9256-9766.  O CTG Campeiros do Sul fica na Av. Maringá, 720.


Valdemar Engroff
Telefone de casa: 3443.4125 – à noite 
Celular: 9966.5164

Bueno! No programa Gritos do Quero Quero de amanhã, esters chasques vão ser divulgados.

Baita abraço

Valdemar Engroff e Sebastião Costa