domingo, 12 de janeiro de 2014

Manoelito Savaris é o novo Presidente do MTG/RS

Presidente Manoelito Savaris
Bueno! Porto Alegre foi sede do 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado no Centro de Evento Almir Azeredo Ramos, na entrada da Estância da Harmonia. O evento iniciou na sexta-feira, com a chegada da Chama Crioula, trazida a casco de cavalo da cidade Coração do Rio Grande (Santa Maria), que foi sede do congresso anterior, realizado em janeiro de 2013.

No sábado, o conclave discutiu e por votação elegeu para o tema anual do MTG 2014 "preservando o passado, construindo o futuro. MTG em defesa do patrimônio Histórico e cultural do RS". 

Também, foi escolhida a cidade que vai ascender a Chama Crioula este ano. Estavam na disputa as cidades de Guaíba, Rosário do Sul e Cruz Alta. Venceu Cruz Alta, a cidade do grande Érico Veríssimo. E o temo dos festejos farroupilhas, segundo alguns, é o mais amplo dos temas propostos (deste ano e dos anos anteriores), onde foi eleito o tema "Eu Sou do Sul", que retrata o orgulho de ser gaúcho por intermédio das coisas do nosso Estado. E rumaremos em janeiro de 2015 para a bela Dom Pedrito, que vai ser sede do 62º Congresso Tradicionalista Gaúcho.
"De Mãos Dadas"
 Duas chapas estavam na "cancha reta" para comandar os rumos do Movimento em 2014. A chapa situacionista "Sempre MTG", comandada por Paulo Souza, de relevantes serviços prestados à tradição, obteve 362 votos. Manoelito Carlos Savaris, da chapa "De Mãos Dadas", com 532 votos dos delegados aptos, elegeu-se presidente do MTG/RS e este será o seu sexto mandato, pois foi eleito de 2001 a 2003 e de 2005 a 2006, sendo o segundo presidente a se eleger seis vezes (o primeiro foi Onésimo Carneiro Duarte). 

Fonte! Chasque de Valdemar Engroff. Retratos! Sítio Facebook da TV Tradição. Abra as porteiras clicando em https://www.facebook.com/TvTradicao.