Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

sábado, 29 de setembro de 2018

Alvorada! Acampamento Farroupilha encerra sua programação com desfile temático

Estrutura já está sendo desmontada pela Prefeitura e pelos donos dos piquetes
"Estrutura já está sendo desmontada pela Prefeitura e pelos
donos dos piquetes" (Foto: Guilherme Wunder)
Após 13 dias de programação oficial e 22 dias de movimentação, chegou ao fim no último domingo, 23/09, o Acampamento Farroupilha de 2018. Ao todo estavam montados 10 espaços na Praça de Alimentação, nove piquetes de CTG’s e 28 piquetes de outras entidades tradicionalistas.

Em entrevista, o subcoordenador da 1ª Região Tradicionalista, Renato Spanhol, avaliou como positivo as atividades. “Nós conseguimos fazer praticamente tudo o que foi planejado e tivemos um grande fluxo de crianças. Foram mais de 1.200 crianças recebidas para palestras e oficinas”, salienta o alvoradense.

Entre os pontos altos da programação estavam à ação social do dia 15 de setembro, onde mais de 400 pessoas foram atendidas e realizaram sete tipos diferentes de exames. Além disso, Spanhol também destacou a novidade deste ano, que foi a cobertura da praça de alimentação.

Porém, para Spanhol, o grande feito deste acampamento está na segurança pública. “Esse foi mais um acampamento da paz, sem nenhuma ocorrência. Nós devemos isso à presença da Brigada Militar e da Guarda Municipal, que nos ajudaram muito nisso. Isso sem falar das pessoas, que se conscientizaram de que, em todos os anos, nós seremos um acampamento de paz”, confessa o tradicionalista.

Contudo, o subcoordenador salienta que não foi apenas pontos positivos o acampamento. “O ponto negativo foi à água e nós já estamos solucionando. Nós tivemos três vezes o relógio quebrado. Outro problema era a falta de vasão das mangueiras, mas nós também já acertamos com a SMOV para solucionar esses problemas”, enfatiza Spanhol

Desfile

O Desfile Farroupilha foi realizado na quinta-feira, 20 de setembro. O evento teve início na parada 50 da Avenida Presidente Getúlio Vargas e a dispersão aconteceu na mesma via, após a parada 48. Participaram da atividade os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) e piquetes presentes no acampamento da cidade. 

Para Spanhol, a atividade que marca o encerramento do desfile foi vista com bons olhos pelos tradicionalistas e pela comunidade. “Foi muito bom. Os temáticos e os CTGs foram muito bons, desenvolvendo seus subtemas. A parte da campeira e dos piquetes também desfilaram pilchados e com os cavalos bem encilhados. Foi um desfile praticamente perfeito”, afirma o subcoordenador.

Educação

Entre os dias 07 e 23 de setembro, a Secretaria de Educação (SMED) montou um piquete no Acampamento Farroupilha para receber os alunos da rede municipal, estadual e privada de ensino. No espaço eles foram recebidos pelos servidores e realizaram rodas de conversa, resgate de brincadeiras antigas e contos de histórias sobre a cultura tradicionalista.

Além disso, a equipe da Sala Verde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SMAM), realizou plantio de mudas, oficinas de refrigerante caseiro e apresentações de músicas nativistas. A Escola IEMAT também esteve presente e o setor de nutrição da SMED realizou oficinas de alimentação saudável junto com os alunos das escolas Guilhermina do Amaral e Alice de Carvalho. 

Fonte! Chasque publicado nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada (RS), na edição do dia 28 de setembro de 2018.