Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Alvorada! Desfile Farroupilha será realizado na tarde desta quinta-feira

Evento que marca o encerramento da programação de semana farroupilha terá início às 15h
"Desfile marca o encerramento do Acampamento,
mas piquetes seguirão funcionando até domingo"
(Foto: Matheus Pfluck)
Será realizado nesta quinta-feira, feriado de 20 de setembro, mais uma edição do Desfile Farroupilha. O evento terá início às 15h, na parada 50 da Avenida Presidente Getúlio Vargas e a dispersão acontecem na mesma via, após a parada 48. Participarão da atividade os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) e piquetes presentes no acampamento da cidade.
 
 
O desfile também marca o encerramento do Acampamento Farroupilha 2018, que está instalado na Praça João Goulart. Seguindo a tradição, os CTGs devem desfilar primeiro, seguidos dos piquetes com a campeira. Caso chova, o desfile deve ocorrer normalmente. O cancelamento só acontece em situação de quantidades torrenciais de chuva.
 
Em entrevista, o subcoordenador da 1ª Região Tradicionalista, Renato Spanhol, explicou que as expectativas com o evento foram superadas. “As inovações feitas fizeram com que a gente tivesse um grande número de crianças de diversas escolas recebendo palestras, participando de oficinas que era um dos nossos objetivos”, destaca o alvoradense.
 
O tradicionalista também aproveitou a oportunidade par falar sobre suas expectativas para este dia 20 de setembro em Alvorada. “O desfile sempre foi o ponto alto no encerramento dos festejos farroupilha, esperamos que este ano seja melhor que no ano passado como está sendo nosso acampamento”, salienta Spanhol.
 
Novidades 2018
 
O Acampamento Farroupilha deste ano foi marcado por diversas novidades. Entre elas está a cobertura na entrada do parque. “A Praça de alimentação ficou excelente, todos elogiando a iniciativa de fazer a cobertura, dando conforto e segurança. Acredito que teremos um dos melhores acampamentos destes onze anos”, salienta o subcoordenador.
 
Além disso, outra novidade, segundo Spanhol, foi à presença do piquete da Secretaria de Educação (SMED), onde houve palestras e oficinas. “Estamos com um projeto para tentar integrar mais as escolas com o tradicionalismo e o primeiro passo estamos dando neste ano, trazendo a Secretaria de Educação para ficar permanentemente num piquete aonde as escolas do município virão participar do Acampamento”, conta o alvoradense.
 
Confira a ordem de desfile dos CTGs: - CTG Campeiros do Sul;
- CTG Raça Gaúcha;
- CTG Chilena de Prata;
- CTG Sentinelas do Pago;
- CTG Bento Gonçalves;
- CTG Tradição;
- CTG Amaranto Pereira;
- CTG Amanhecer na Querência;
- CPF O Tempo e o Vento. 
 
Fonte! Chasque publicado nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada - RS, na edição do dia 19 de setembro de 2018.