Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

domingo, 6 de dezembro de 2020

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 04.12.20

 Atenção! 25º CONTREG é cancelado


         O Coordenador Regional da Primeira Região Tradicionalista do RS (1ª RT/RS), Sr. Edinho Fagundes, informa que a Comissão Executiva do 25º CONTREG (Congresso Tradicionalista Regional), que estava programado para acontecer no dia 06 de dezembro, no galpão do CTG Rancho da Saudade, em Cachoeirinha foi CANCELADO, levando-se em consideração as orientações do Comitê de Enfretamento ao Coronavírus. 

 E o cancelamento deste evento está embasado nos seguintes pilares: aglomeração acima do que prevê a legislação; perda do objetivo de congregar tradicionalistas e tempo de exposição das pessoas no mesmo ambiente.

4º Natal do piazito pobre

         A Subcoordenadoria do tradicionalismo de Alvorada, por intermédio do projeto Menotti Garibaldi, está programando um grande evento natalino para as crianças carentes de Alvorada. Seja um doador de balas, pirolitos, pipocas, brinquedos, bonecas barbies e bolas. Informações com a com a Diretora Cultural da Subcoordenadoria Marta Guedes pelo fone Watts (51) 993.832.772 ou com o Subcoordenador Jair Martins pelo fone watts (51) 999.994.513.

Origem da Cachaça (2)

           Nessa mesma situação, a cachaça que pingava do teto atingia em cheio os ferimentos que os escravos tinham nas costas, por conta das punições físicas que sofriam. O ardor causado pelo contato dos ferimentos com a cachaça teria dado o nome de “aguardente” para esse mesmo derivado da cana de açúcar. Essa seria a explicação para o descobrimento dessa bebida tipicamente brasileira.

          Inicialmente, a pinga aparecia descrita em alguns relatos do século XVI como uma espécie de “vinho de cana” somente consumida pelos escravos e nativos. Entretanto, na medida em que a popularização da bebida se dava, os colonizadores começaram a substituir as caras bebidas importadas da Europa pelo consumo da popular e acessível cachaça. Atualmente, essa bebida destilada é exportada para vários lugares do mundo. Exemplo de uma moenda de cana de açúcar em Salvador das Missões em ótimo estado de conservação conhecida como Monumento ao Colono. 

Para celebrar este hábito, que vem ganhando o gosto dos brasileiros nos últimos anos, o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) criou em 2009, o Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro. Fonte! galpão virtual Portal das Missões: www.portaldasmissoes.com.br

CTG Amaranto Pereira

         Mais uma sexta-feira gaudéria se aproxima no CTG Amaranto Pereira. Novamente pelo sistema Pague & Leve. Será no dia 04 de dezembro, onde teremos carreteiro de charque, feijão e saladas com sobremesa grátis. Reservas pelo watts do Patrão Adair Rocha (51) 999.990.294. A retirada será das 20 às 22h. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CPF O Tempo e o Vento

         E no dia 05 de dezembro, grande costelão e acompanhamentos (arroz, maionese e saladas verdes) no galpão do CPF (Conjunto de Projeção Folclórica) O Tempo e o Vento. Faça a reserva da sua janta pelo contato (51) 994.227.414, pois, adquirindo sua janta, estarás ajudando a entidade na sua manutenção durante esta pandemia. A retirada é a partir das 20h30min. A entidade fica na Rua São Vicente, 233, no bairro Sumaré.

Fonte! Jornal A Semana de Alvorad (RS) edição do dia 04.12.20, coluna do Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário