Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Editorial! Os idosos precisam de mais atenção


Essa semana, o Jornal A Semana está publicando um estudo que fala sobre a nossa cidade de uma forma negativa. Isso porque a pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, realizada a nível nacional, afirma que Alvorada não é um bom município para a terceira idade viver. Mas será que isso é verdade? Infelizmente para a maioria dos entrevistados essa é a realidade sim. Existem mais problemas do que coisas boas e vamos explicar.

Os idosos dependem de serviços como bancos, farmácias e serviços de saúde. Isso para sobreviver. Quando se fala em sistema bancário, principalmente para aposentados e pensionistas, temos que lembrar das agências que prestam esse serviço. As longas filas registradas, falta de acesso (elevador, banheiros) já foram tema de inúmeras pautas do Jornal A Semana.

Já na área de saúde, existem as longas filas de espera para exames simples e isso faz com que o idoso dependa dos serviços particulares. Isso para não entrarmos no mérito do Hospital de Alvorada, que não tem UTI e presta somente o serviço básico.

Casas geriátricas sofrem dificuldades financeiras enormes isso sem contar o abandono que algumas famílias têm com os seus parentes mais velhos. Tudo isso se soma para colocar a cidade em uma triste situação dentro do cenário estadual e nacional quando se fala em qualidade de vida dos idosos.

Contudo, sabemos que Alvorada não é só aspecto negativo. Apesar de não ter o SESC, a equipe do Ginásio Tancredo Neves promove atividades como caminhadas e o câmbio. Também existem as academias de saúde ao ar livre e os CRAS que realizam palestras e oficinas voltadas para esse público.

Isso sem falar de paróquias, associações de moradores e outras entidades. Além disso, o título da Capital da Solidariedade gera uma série de ações importantes voltadas aos idosos. Nós mesmos já noticiamos a vez em que uma casa de idosos realizou uma ação de natal pedindo presentes e foram todos atendidos.

É lindo ver isso acontecer para poder reconhecer o bom trabalho feito pelo coração das pessoas que querem o bem do próximo mas Alvorada precisa melhorar. Todos sabem disso – inclusive os idosos entrevistados relatam problemas na reportagem produzida nesta edição. Contudo, nunca se pode fazer terra arrasada. Existem boas práticas que já estão sendo feitas e precisam ser mantidas. 

Fonte! Chasque (Editorial) do Jornal A Semana de Alvorada (RS), edição impressa do dia 27 de novembro de 2020. Também acessível no galpão virtual www.jornalasemana.net

...........................................

Atenção! Chasque citado no presente editorial está aqui. Abra as porteiras clicando em http://programagritosdoqueroquero.blogspot.com/2020/11/estudo-afirma-que-alvorada-nao-esta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário