Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

domingo, 14 de março de 2021

Alvorada! Produção de flores!

Alvoradenses exportam seus produtos até para fora do país

Os moradores de Alvorada talvez ainda não conheçam, mas sim, por aqui existem produtores rurais que tem feito um belo trabalho, chamando atenção de compradores de outras cidades, estados, e até países. A família dos agricultores Paulo Ricardo e Vanessa Santos já cultivou verduras, trabalhou com produtos para a alta gastronomia, e há 8 anos plantam e vendem flores comestíveis aqui na cidade. Paulo e Vanessa desenvolvem um projeto de agricultura familiar em uma propriedade de 3 hectares, sendo que metade dela é usada para o cultivo de flores comestíveis, temperos e plantas medicinais.

O casal de agricultores recebe orientação técnica e social da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural. O trabalho feito pela EMATER-RS/ASCAR é realizado com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que atua no licenciamento e na fiscalização ambiental.

O que Vanessa e Paulo produzem é distribuído em restaurantes, confeitarias de Porto Alegre e Viamão por meio da CEASA (Central de Abastecimento-RS), além disso, a venda de seus produtos é realizada no Mercado Público da capital, em casas de religião na região metropolitana, e recentemente já receberam pedidos de São Paulo e Portugal. Hoje são mais de 50 tipos de plantas produzidas pela família, como as flores comestíveis especiais, a flor do feijão borboleta azul e manjericões gourmet como a canela e o roxo. 

Fonte! Chasque (post) publicado nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada (RS), edição do dia 12 de março de 2021. Também nos potreiros da Internet - http://www.jornalasemana.net/noticias/meio_ambiente/producao_de_flores/9304 

Nenhum comentário:

Postar um comentário