Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

domingo, 7 de março de 2021

Os 36 anos do CTG Chilena de Prata

Créditos! Facebook do CTG Chilena de Prata

O primeiro CTG pós emancipação política de Alvorada a ser fundado foi o CTG Chilena de Prata, no dia 1º de março de 1985. Na reunião do dia 8 de março daquele ano, foi escolhido o nome da entidade, sugerido por Lino Ribeiro e foi formada a primeira patronagem: patrão – Francisco G. Ramalho; capataz – João Batista Costa; sota-capataz – Luiz Carlos Ribeiro e agregado das pilchas – Lino Ribeiro.

 Em 7 de outubro foi publicado o Decreto Municipal 604/85, com cedência de uma área de terras na Rua José do Patrocínio, que depois recebeu o nº 235 (sede). Em 13 de setembro, o CTG, juntamente com o CTG Campeiros do Sul, buscou pela primeira vez a Chama Crioula, na Ponte da Figueira, em Viamão. Em 7 de março de 1987, foi realizado o primeiro concurso de prendas, sendo vencedoras: Rossana Ribeiro – prenda adulta; Tatiana K. Ramalho – prenda juvenil e Michele Augusto Kaiper – prenda mirim.

Em 14 de março de 1987, o galpão era inaugurado, com missa crioula rezada pelo Pe. Amadeu Canellas de Porto Alegre. O Prefeito Léo Barcelos e esposa Djanira cortaram a fita inaugural e realizou-se o primeiro baile oficial da entidade.

Nos dias 10 a 12 de março de 1994 era realizado o 1º Rodeio Artístico e Cultural Tilintar das Chilenas, na patronagem de Rogério Souza e Sibel. E na gestão do patrão Getúlio da Silva, em 2001, aconteceu o 2º Tilintar das Chilenas Artístico e Cultural, com a participação de mais de 40 entidades tradicionalistas. E em 12 de julho de 2001 tivemos o descerramento da quinta Carta de Princípios no Estado, com a presença do presidente do MTG Manoelito Carlos Savaris, da coordenadora da 1ª Região Tradicionalista Liria Ramos, peões e prendas regionais e de diversos CTGs.

A primeira Cavalgada Feminina de Alvorada, organizada por Elizabeth Moraes, com o apoio da patronagem, teve tal êxito que foi reconhecida pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande, como um evento oficial. E atualmente está no comando da entidade, patroa Reovane Ribeiro e devido à pandemia do Covid, o CTG não está abrindo o seu galpão e não está realizando eventos, seguindo os preceitos e recomendações das autoridades sanitárias. Este nosso chasque, na comemoração dos 30 anos, foi parar na Revista de Bombacha (digital), capitaneada pelo meu amigo Evandro Hoerle. 

Fonte! Chasque (post) por Valdemar Engroff, que integra a Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS), edição do dia 05 de março de 2021. 

.............................

Uma das entidades fundadoras do CONCEC (Conselho Cultural Educativo e Comunitário) e a então Rádio Acácia FM foi o CTG Chilena de Prata.

E um dos primeiros programas da nossa grade era o Programa Gritos do Quero Quero, que era produzido pelo CTG Chilena de Prata e CTG Amaranto Pereira e os seus primeiros apresentadores eram o Seu Ary Fialho e Orivan Boff (do CTG Amaranto Pereira) e o Senhor Schneider (do CTG Chilena de Prata).

Nós, que estamos na produção e realização do Programa Gritos do Quero Quero atualmente, desejamos muitos anos de vida, tradição e cultura ao CTG Chilena de Prata. O mesmo desejam os diretores e voluntários da Rádio Acácia Web.

O programa voltou com tudo (depois da pausa em 25 de janeiro de 2020) e é comandado por Valdemar Engroff e tendo no costado o guri especial (e mascote da rádio) Luigi Cerbaro.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário