Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 20h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) - 02.04.21

CPF O Tempo e o Vento

O Conjunto de Projeção Folclórica O Tempo e o Vento vai realizar no dia 10 de abril, a partir das 20h, o tradicional “jantar do pague & leve”. No cardápio coxa e sobre coxa, arroz e saladas de maionese e verdes, ao preço módico de R$ 20,00 por pessoa. Faça a sua reserva pelo fone waths (51) 989.495.001, com Alexandra. A entidade fica na Rua São Vicente, 233, no bairro Sumaré.

CTG Amaranto Pereira

Domingo, dia 11 de abril, participe no “almoço pague & leve / drive tchê” do CTG Amaranto Pereira, que, por segurança entregará o seu almoço no seu carro, no horário das 12 às 14h. No cardápio massa caseira, almôndegas e saladas, com uma sobremesa de brinde pelo simbólico valor de R$ 20,00 por pessoa. Adquira os seus convites com a patronagem ou entre em contato pelo fone waths (51) 999.990.294. 

CTG Raça Gaúcha celebra dez anos de fundação

No dia 7 de abril o CTG Raça Gaúcha comemorou os seus primeiros 10 anos de fundação. De acordo com a patroa Jane Flores, em chasque publicado no seu sítio no Facebook, “em 1998 quando estávamos tomando chimarrão (Jane, Isabel, Aoelia, Cristina) no bairro Salomé em Alvorada, ficávamos observando muitas crianças descalças ruas afora, e caminhando sem rumo, conversamos e trocamos ideias com o objetivo de ajudar, onde criamos um grupo que se chamou Querência Amada, sem local certo (sem sede) mas conquistamos muitas famílias carentes e começamos com palestras e várias atividades culturais e sociais, sempre olhando o bem estar de cada família.

Em 2006 conseguimos o salão de festas da Capela Santa Teresinha no mesmo bairro a qual faço parte e fizemos várias parcerias. Então começamos com o apoio das professoras Luciana e Renata com o curso de Fandango, Invernadas (mirim, juvenil, adulta e xiru), concurso de prendas, peões, chinoca e xiru e nesta época éramos um grupo sempre comandado por nós mulheres.

Em 2011 então nos filiamos no MTG (Movimento tradicionalista Gaúcho) com o nome de CTG Raça Gaúcha (sempre em prol da comunidade). O patrão Antônio Carlos (Maneca) ficou até 2015 no comando da entidade, onde trabalhamos muito com nossos voluntários e parcerias e sempre acreditamos em um futuro melhor. Em 2016 retornei como patroa desta entidade novamente.

Agradecemos a todos que muito contribuíram no fortalecimento da nossa entidade e hoje seria um dia de muita festa, mas esta epidemia que assombra o mundo todo impede a aglomeração e o alto risco de contágio pelo vírus Covid 19. Deus no comando e esta pandemia vai passar, para estarmos juntos novamente na nossa entidade e nas entidades tradicionalistas coirmãs da nossa cidade, nos eventos culturais, sociais (fandangos), campeiros e afins”.

Nós, deste espaço cultural gaúcho do Jornal A Semana de Alvorada, estamos divulgando a história das entidades tradicionalistas locais, desde dezembro de 1998, quando por aqui nós chegamos e apeamos do pingo.... E hoje, é uma honra poder trazer para cá um pouco da história, da luta pela arte e cultura regional gaúcha de uma das entidades mais novas de todo o Estado do Rio Grande do Sul. Parabéns ao CTG Raça Gaúcha, sua patronagem, departamentos e voluntários que amam a cultura tradicionalista do nosso Rio Grande. 

Chasque (coluna) semanal de Valdemar Engroff, publicada nas páginas do Jornal A Semana de Alvorada (RS), na edição do dia 09 de abril de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário