Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Coluna De Galpão em Galpão do Jornal de Alvorada - 21.09.16



FANDANGO OFICIAL FARROUPILHA

         Com a realização do Desfile Farroupilha; a extinção da Chama Crioula e espetáculo musical de encerramento, no dia 20 de setembro, teremos na noite do dia 24 de setembro, no CTG Amanhecer na Querência, que vai escancarar as porteiras para receber a gauchada, no grande fandango oficial farroupilha, que terá a animação do Grupo Tranco Monarca. Antes do evento, teremos as premiações e homenagens deste ano no que tange os festejos farroupilhas. O ingresso custará apenas R$ 10,00 e poderá ser adquirido com os membros dos CTGs e piquetes da nossa cidade. E por ser fandango, o traje será pilcha oficial.

O LENÇO REPUBLICANO

         O Lenço Republicano, de autoria de Bernardo Pires, foi impresso primeiramente em 1841 nos Estados Unidos e após na Alemanha.
Pode-se considerar como o mais belo poema dos farrapos, poeta de seus sonhos e protagonistas de suas próprias ideias. "Doçura e firmeza" definem os significados dos amores perfeitos que existem nas pontas do listel. A heróis afeitos a lealdade na guerra heroica, o mate dos antepassados índios, o trigo e o pão no suor de cada dia, o barrete frígido de outras lutas pela liberdade, o barco, a vela do poder naval republicano, a bandeira tricolos, com o dístico de "Liberdade e Valor", são sínteses da alma gaúcha, que vivem até hoje em outras formas, mas com o mesmo sentido, a mesma inspiração do lenço que serviu de modelo primitivo para a bandeira com o brasão.
O símbolo mais narrativo dos feitos farroupilha tavel seja o painel, a alegoria representando a República Rio-grandense, tendo em cada coluna inscritos todos os triunfos republicanos datados de 1841 a 1842.
O lenço de Bernardo Pires é uma alegoria aos feitos farrapos, confeccionado durante o Decênio Heroico e apresentando em público antes do término da Revolução. Fonte! Colaboração de Hilton Araldi, publicado no sítio Chasque Pampeano. Abra as porteiras clicando em www.chasquepampeano.com.br
Parte inferior do formulário

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário