Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada RS - 09.09.16



 E começaram os Festejos Farroupilhas

         De saída está se confirmando o que era um desejo deste colunista: que este 12º Acampamento dos Festejos Farroupilhas de Alvorada seja o maior e melhor de todos os tempos. E neste feriado de Independência do Brasil, dia 07 de setembro, pelo público presente, a perspectiva é que realmente este desejo vai se concretizar, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos tradicionalistas locais neste ano.

         A chegada da Chama Crioula até em frente ao palco principal aconteceu por volta das 19h30min. No protocolo foram citadas as autoridades políticas municipais, militares e do tradicionalismo, com destaque para os cavaleiros que foram buscar a Chama Crioula em Triunfo, integrantes da Subcoordenadoria, peões e prendas farroupilhas do município e patrões dos CTGs locais e piquetes instalados no acampamento.

Além dos hinos (nacional, de Alvorada e do Rio Grande do Sul), em formato de oração de agradecimento, foi rodado o poema de Odilon Ramos – Ave Maria do Peão e finalizando o cerimonial de abertura, a Subcoordenadora Marta Guedes Beyer declarou oficialmente abertos os Festejos Farroupilhas em Alvorada. E a primeira atração musical foi o grupo local Filhos de Galpão, que sacudiu o público até às 22h. Após, tivemos a estreia no mercado musical gaúcho do Grupo Mas Tchê, que entre os integrantes tem o vocalista alvoradense Rogério Klippel. O espetáculo foi até às 23h30min.

Atrações musicais no 12º Acampamento Farroupilha

         Ainda não temos oficialmente a programação campeira, gastronômica e cultural do nosso acampamento. Mas já temos a confirmação das atrações musicais

A – Na noite do dia 07 de setembro, abertura dos festejos, tivemos o Grupo Filhos de Galpão e Grupo Mas Tchê;

B – No dia 11 de setembro, às 21h, teremos a apresentação do Grupo Os Tiarajús;

C – Dia 17 de setembro, o espetáculo musical de abertura será com o grupo local Os Potros do Sul às 20h e às 22h teremos o show do grande Luiz Marenco;

D – No dia 18 será a vez de vermos Rogério Diniz e o Grupo Estradão no palco principal.

         O Desfile Farroupilha será na tarde do dia 20 de setembro. O cerimonial de encerramento dos festejos e a extinção da Chama Crioula estão previstos para as 19h e às 20h teremos o espetáculo musical com o Grupo Marca de Campo.

Programação Artística no 12º Acampamento Farroupilha

Já tivemos o início da programação artística com as Rondas Crioulas, onde no dia 08 de setembro, sob o comando do CTG Chilena de Prata, também se apresentaram o CTG Bento Gonçalves da Silva, do CPF O Tempo e o Vento e do CTG Raça Gaúcha. E no dia 09, com a coordenação do CTG Sentinelas do Pago e participação dos Campeiros do Sul, Raça Gaúcha e Amaranto Pereira. 

         E as rondas tem continuidade hoje, com o CTG Amanhecer na Querência, e com o costado do CTG Sentinelas do Pago, do CTG Tradição e do CPF O Tempo e o Vento. Nos demais dias:
A – Dia 11 de setembro – CPF O Tempo e o Vento
B – Dia 12 de setembro – CTG Tradição
CDia 13 de setembro – CTG Campeiros do Sul
DDia 14 de setembro – CTG Raça Gaúcha
EDia 15 de setembro – CTG Bento Gonçalves
F – As apresentações artísticas do Acampamento Farroupilha de Alvorada vão se encerrar no dia 16 de setembro, sob o comando do CTG Amaranto Pereira.

Valdemar Engroff

Nenhum comentário:

Postar um comentário