Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

domingo, 4 de setembro de 2016

Show da Comunidade 010! Quadro O Bolso da Bombacha 002 ! ! !

Este é segundo chasque O Bolso da Bombacha, aqui no programa Show da Comunidade, de nº 10, da Rádio Acácia FM – a Primeira de Alvorada.
O nosso linguajar é o tradicional gauchês, o mesmo que usamos no nosso sítio sobre finanças - O Bolso da Bombacha. É como se estivéssemos ao pé do fogo de chão, tomando um mate ou escutando uma milonga ou então, apreciando o dedilhar de uma cordiona. 

E a nossa segunda charla  será o nosso segundo chasque, publicado no sítio O Bolso da Bombacha, no dia em que foi criado, em 18 de dezembro de 2009, como segue.....: 


Outro dia, em um churrasco com os amigos, à beira do fogão a lenha, estava ouvindo meus amigos conversando sobre Previdência Privada.

No fogão estávamos fazendo um belo feijão tropeiro com uma couve mineira refogada no alho e óleo.

Enquanto isso a conversa seguia… Um dizia que está preocupado com o futuro e que não confia na Previdência do governo, e que tinha iniciado uma previdência privada com 100,00 por mês, visando lá adiante depois dos 60…. Outro, disse que era mais agressivo, e estava colocando 150,00, para adiantar um pouco lá para os 50.

Eu fiquei só observando aquela conversa enquanto dava umas colheradas na panela de tropeiro…

Enquanto isso eles continuaram. Um dizia que com mais 20 anos de contribuição estava livre de trabalhar, outro mais “otimista” dizia que com mais 15 anos estava finalmente livre, e que não aguentava mais ir na empresa todo santo dia (já tinha mais de 20 anos de firma).

Derrepente viraram pra mim, me censurando sobre as colheradas na panela, e me perguntando: “- E você, Leitão? Tem previdência privada? Quando vai se aposentar?”

Eu disse: “Não tenho previdência privada não, é fria! Você dá seu dinheiro para um terceiro administrar, ele faz isso mal feito e ainda lhe cobra por isso, e não devolve seu dinheiro! Vou me aposentar ano que vem!”

Um já deu uma engasgada com um pedaço de carne assada, o outro pegou um copo de pinga e virou….

Gente, não tem coisa melhor do que nós mesmos administrarmos nossa poupança, e nossa aposentadoria. E não há lugar melhor para isso do que na Bolsa de Valores. Mas isso sem jogatinas, sem oportunismos tolos, etc…. De forma disciplinada, consciente, consistente, chegamos lá, e antes do que a gente imagina.

Tenho amigos muito próximos que são excelentes profissionais, muito inteligentes e competentes, mas que têm pouca educação financeira, e zero educação para Investimentos e bolsa de valores. É uma pena, pois querendo ou não, estamos em um sistema capitalista, e precisamos aprender a lidar com dinheiro.

Vejo muitos amigos bons em ganhar dinheiro, mas depois não sabem o que fazer com ele. E ganhar dinheiro sem saber o que fazer com ele é o mesmo que pegar água com balde furado…

Fonte! Chasque publicado no dia 24/11/2009 por Leitão (Analista, especulador e investidor) no galpão virtual (Blog pessoal) Leitão em Ação - http://leitaoemacao.com
 ......................................................... 
Nosso comentário! 

São citados no chasque acima dois produtos financeiros. 

A providência privada, pode ser aberta ou fechada. A previdência privada aberta é um produto vendido pelos bancos, financeiras, seguradoras e seus principais produtos são o PGBL, direcionado para quem faz a declaração anual de imposto de renda de forma completa e o VGBL é para quem faz a sua declaração anual simplificada. E a previdência privada fechada são os Fundos de Pensão, geralmente de empresas ou grupos de empresas, que oferecem este produto para os seus funcionários, onde o funcionário participa com um percentual do seu salário mensal, na formação do seu fundo para fins de aposentadoria complementar e a empresa também em contrapartida faz o mesmo.

O Leitão citou a Bolsa de Valores como o melhor investimento e que está se aposentando bem antes do tempo. Ele tem razão, pois é o melhor investimento, mas para quem entendo do riscado, do assunto, desde a escolha de empresas que vendem as suas ações na Bovespa e o vivente precisa estar por dentro da conjuntura social, econômica e política onde está inserido. 

A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários, tais como as opções, geralmente via corretoras de valores. 

Mas como sou pequeno investidor e um eterno aprendiz, não convém que eu compre ações em bolsa. Mas já investi noutra forma de investir em ações - em fundos de ações, administrados por corretoras de valores. Em ambos os casos, há a volatilidade, onde, se pode ganhar muito dinheiro mas também, há situações em que se pode ficar com a bombacha só nos panos (perder muito dinheiro e ter prejuízos), como foi o caso da grande crise financeira que assolou toda esta terra que chamamos de mundo no início de 2008.

Bueno! Eu sou o tradicionalista Valdemar Engroff, e este é o segundo chasque sobre O Bolso da Bombacha aqui no Show da Comunidade da Rádio Acácia FM, a primeira de Alvorada.

Visite o primeiro e provavelmente o único sítio sobre finanças com abordagem gauchesca, O Bolso da Bombacha, clicando em www.obolsodabombacha.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário