terça-feira, 13 de setembro de 2016

De Galpão em Galpão do Jornal de Alvorada, de Alvorada RS - 13.09.16



COMEÇARAM OFICIALMENTE OS FESTEJOS

         Era um desejo que este 12º Acampamento dos Festejos Farroupilhas de Alvorada fosse o maior e melhor de todos os tempos. E neste feriado de Independência do Brasil, dia 07 de setembro, pelo público presente, a perspectiva era que realmente isto iriase concretizar, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos tradicionalistas locais neste ano.

         A chegada da Chama Crioula até em frente ao palco principal aconteceu por volta das 19h30min. No protocolo foram citadas as autoridades políticas municipais, militares e do tradicionalismo, com destaque para os cavaleiros que foram buscar a Chama Crioula em Triunfo, integrantes da Subcoordenadoria, peões e prendas farroupilhas do município e patrões dos CTGs locais e piquetes instalados no acampamento.

Além dos hinos (nacional, de Alvorada e do Rio Grande do Sul), em formato de oração de agradecimento, foi rodado o poema de Odilon Ramos – Ave Maria do Peão e finalizando o cerimonial de abertura, a Subcoordenadora Marta Guedes Beyer declarou oficialmente abertos os Festejos Farroupilhas. E a primeira atração musical foi o grupo local Filhos de Galpão, que sacudiu o público até às 22h. Após, tivemos a estreia no mercado musical gaúcho do Grupo Mas Tchê, que entre os integrantes tem o vocalista alvoradense Rogério Klippel. O espetáculo foi até às 23h30min.

Mas agora o evento está arranhado, pois, pela primeira vez, em doze anos de evento na Praça João Goulart, tivemos um arrastão, deixando todos assustados e com receio. Clamamos por segurança no evento nas 24 horas do dia até o seu encerramento no dia 20 de setembro.

ATRAÇÕES MUSICAIS DO 12º ACAMPAMENTO

         Para incrementar a programação das rondas crioulas que são diárias no acampamento, eis a programação musical:
A – Na noite do dia 07 de setembro, abertura dos festejos, tivemos o Grupo Filhos de Galpão e Grupo Mas Tchê;
B – No dia 11 de setembro, às 21h, teremos a apresentação do Grupo Os Tiarajús;
C – Dia 17 de setembro, o espetáculo musical de abertura será com o grupo local Os Potros do Sul às 20h e às 22h teremos o show do grande Luiz Marenco;
D – No dia 18 será a vez de vermos Rogério Diniz e o Grupo Estradão no palco principal.

         O Desfile Farroupilha será na tarde do dia 20 de setembro. O cerimonial de encerramento dos festejos e a extinção da Chama Crioula estão previstos para as 19h e às 20h teremos o espetáculo musical com o Grupo Marca de Campo.

Valdemar Engroff