Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

sábado, 10 de setembro de 2016

Show da Comunidade 011! Quadro O Bolso da Bombacha 003!


Este é terceiro chasque O Bolso da Bombacha, aqui no programa Show da Comunidade, de nº 11, da Rádio Acácia FM – a Primeira de Alvorada.

O nosso linguajar é o tradicional gauchês, o mesmo que usamos no nosso sítio sobre finanças - O Bolso da Bombacha. É como se estivéssemos ao pé do fogo de chão, tomando um mate ou escutando uma milonga ou então, apreciando o dedilhar de uma cordiona. 

E a nossa terceira charla  será o nosso  chasque, publicado no sítio O Bolso da Bombacha, no dia em que foi criado, em 09 de janeiro de 2010, como segue.....: 

Administre o seu rancho como deves administrar um CTG 
 

Bueno! Se tu és o patrão do CTG da tua comunidade ou cidade e se tu fazes parte do rol de 98% do universo populacional do nosso país, que passa ao longo da vida à margem da educação financeira e, se tu és uma pessoa que ao trabalhar, recebes teu salário e pagas as tuas contas e que, quase sempre, sobra mês no final do dinheiro e assim sendo, lá bates na sala do gerente do banco pra fazer um “papagaio” (empréstimo) para “colocar as contas em dia”. Mas, ao te aliviar das contas junto ao comércio ou outro banco, agora estás pagando parcelas ao banco com juros mais salgados do que churrasco assado com sal refinado......
 
Se tu fores assim no teu rancho, provavelmente serás assim um patrão no teu CTG. E sendo assim, não vai levar muito tempo para tu te desgastares junto aos membros da tua patronagem e do conselho deliberativo e como um rastrilho de pólvora, toda a comunidade tradicionalista vai ter ver como um péssimo patrão.
 
O CTG precisa ser tratado como uma empresa (apesar de no estatuto constar que o CTG é uma sociedade sem fins lucrativos), afinal, pra começo de prosa, ele tem CNPJ. Tem obrigações a seguir que são as normas e as regras perante o fisco municipal, estadual e federal. Logo, o patrão, não necessariamente precisa ser um contador, um advogado ou um administrador, mas precisa se assessorar bem com tradicionalistas destas áreas. A contabilidade deve ser feita por um profissional da área contábil e que também tenha noções em tributos, podendo ser um associado da entidade e para ter êxito em causas jurídicas (quando houver), a entidade vai precisar de um advogado. Geralmente no quadro associativo tem profissionais das áreas contábil, administrativa e jurídica. E se o CTG for partir para a construção ou ampliação do seu galpão ou outra benfeitoria, um engenheiro e ou arquiteto é sempre bem-vindo.
 
E para ter sucesso na administração do CTG, é preciso planejar com os pés no chão. Ter os custos todos projetados e organizados em planilhas, em especial os fixos, que, com ou sem eventos (receitas), acontecem, bem como as receitas advindas das mensalidades do quadro associativo, dos patrocinadores e dos eventos. Um fandango, para dar certo, necessariamente precisa, antes de começar, já ter 80% de sucesso garantido via bilheteria (com a venda de ingressos antecipados), patrocinadores e vendas no bolicho, para cobrir os custos do conjunto musical contratado e as despesas com a alimentação (jantar) e do bolicho (bebidas, doces, salgados, etc).
 
O foco principal do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) é a preservação da tradição e da cultura do povo gaúcho, onde muitos livros já foram lançados, bem como coletâneas de legislação tradicionalista, com regras e regulamentos. Mas, o MTG, já faz algum tempo tem se preocupado em auxiliar e orientar os patrões e membros de patronagem das entidades tradicionalistas filiadas, bem como os integrantes de coordenadorias regionais e departamentos, com palestras e cursos que enfocam a administração de uma entidade tradicionalista, de uma subcoordenadoria ou coordenadoria regional. 
 
Mas, somente isso não é suficiente. Os administradores de uma entidade tradicionalista devem se atualizar por intermédio dos jornais, revistas e galpões virtuais via internet, com notícias de economia, englobando aí as finanças, tanto pessoais como de sociedades. 

Lembre-se que o sucesso de um patrão e sua patronagem à frente de um CTG vai depender muito da sua capacidade de administrar de forma organizada a entidade, sem jamais pisar na Carta de Princípios aprovada em congresso tradicionalista no ano de 1961 em Taquara - RS, bem como nas suas regras, regulamentos, crenças e valores do tradicionalismo gaúcho.

Chasque de Valdemar Engroff - o Gaúcho Taura. Retrato do Grupo Musical Gaúcho Os Pampeiros, que animam fandangos e bailes gaúchos em São José dos Campos/SP, no Vale do Paraíba e em todo o Sudeste brasileiro.
 ......................................... 

Nosso comentário!

1 - Me contaram quando eu era guri, lá pelos anos de 1970, que certa feita um pequeno e humilde agricultor recebeu do gerente da Caixa Rural, antecessora do atual Sistema Sicredi, um talão de cheques, tendo uma conta corrente nesta instituição. O agricultor gostou da sistemática. Tinha uns cobres (dinheiro) na Caixa e começou a fazer pagamentos com cheques. 

Mas certa feita o gerente o chamou, dizendo que ele estava com o seu saldo bancário estourado, negativo e para a surpresa do gerente, o agricultor o contestou dizendo que "ainda tinha cinco folhinhas no caderninho" (ainda tinha cinco folhas de cheques);

2 - Eu mesmo presenciei aqui na comunidade, um trabalhador, depois de um árduo dia de trabalho, no final de tarde, comprar três latões de cerveja gelada, para consumir no ato, pagando com cartão de crédito;

3 - Minha esposa Marilene, junto com os seus irmãos e mãe têm um mercado no centro da capital do Rio Grande. Ela, caixa, cansa de tentar receber pagamentos de clientes que tentam com os seus cinco ou mais cartões de crédito e débito efetuar o pagamento das suas compras, onde simplesmente todos estão com problemas (com débitos pendentes ou limites estourados). Em outras palavras, o vivente está num buraco financeiro e talvez nem tenha se dado conta ainda. 
Logo, o Centro de Tradições Gaúchas, o CTG, não pode ser administrado como os três casos acima citados. E estes casos citados fazem parte dos 98% do universo populacional gaúcho e brasileiro, que trabalha como um CTG mal administrado. Primeiramente devem trabalhar com o seu dinheiro como se administra bem um CTG e posteriormente, quando estiver com as suas dificuldades financeiras sanadas, resolvidas, trabalhar e administrar os seus cobres, o seu dinheiro como trabalham os grandes empresários, os que visam lucros, para poderem na velhice ter a sua reserva financeira para poder encarar uma velhice digna e longe da miséria e dos 100% da sua dependência do SUS e INSS.

Bueno! Eu sou o tradicionalista Valdemar Engroff, e este é o terceiro chasque sobre O Bolso da Bombacha aqui no Show da Comunidade da Rádio Acácia FM, a primeira de Alvorada.


Visite o primeiro e provavelmente o único sítio sobre finanças com abordagem gauchesca, O Bolso da Bombacha, clicando em www.obolsodabombacha.blogspot.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário